A formação de condutas empreendedoras nas ECIT paraibanas: uma leitura discursiva dos documentos orientadores
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21228Palavras-chave:
Empreendedorismo, Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, Governamentalidade neoliberal, Habilidades e CompetênciasResumo
O artigo objetiva analisar o funcionamento do discurso do empreendedorismo dentro do Modelo das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) da Paraíba. Para isso, realizamos uma investigação bibliográfica documental de orientação interpretativo-descritiva nos documentos Caderno de Disciplinas Empreendedoras (SEECT-PB,2021a) e Caderno Currículo por Competências e Habilidades: caminhos para a integração entre a formação básica e a educação profissional e técnica (SEECT-PB, 2021b). O método de investigação é a arqueogenealogia dos discursos pensada a partir das elucubrações do filósofo francês Michel Foucault. Flagra-se, nos enunciados analisados, a pungente incursão neoliberal dos modelos educacionais brasileiros, a partir dos quais se visa formar uma massa de estudantes que são capturados na lógica mercadológica do empreendedorismo, da formação continuada e da autorresponsabilização.
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