A formação de condutas empreendedoras nas ECIT paraibanas: uma leitura discursiva dos documentos orientadores

Autores

  • Izaías Serafim de Lima Neto Instituição, cidade, estado, país. Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, Amapá, Brasil.
  • Francisco Vieira da Silva Instituição, cidade, estado, país. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21228

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, Governamentalidade neoliberal, Habilidades e Competências

Resumo

O artigo objetiva analisar o funcionamento do discurso do empreendedorismo dentro do Modelo das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) da Paraíba. Para isso, realizamos uma investigação bibliográfica documental de orientação interpretativo-descritiva nos documentos Caderno de Disciplinas Empreendedoras (SEECT-PB,2021a) e Caderno Currículo por Competências e Habilidades: caminhos para a integração entre a formação básica e a educação profissional e técnica (SEECT-PB, 2021b). O método de investigação é a arqueogenealogia dos discursos pensada a partir das elucubrações do filósofo francês Michel Foucault. Flagra-se, nos enunciados analisados, a pungente incursão neoliberal dos modelos educacionais brasileiros, a partir dos quais se visa formar uma massa de estudantes que são capturados na lógica mercadológica do empreendedorismo, da formação continuada e da autorresponsabilização.

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Biografia do Autor

Izaías Serafim de Lima Neto, Instituição, cidade, estado, país. Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, Amapá, Brasil.

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Docente da Universidade Federal do Amapá, campus Binacional de Oiapoque/AP. 

Francisco Vieira da Silva, Instituição, cidade, estado, país. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba; Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus de Caraúbas/RN. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e  do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) (IFRN/UERN/UFERSA)

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Lima Neto, I. S. de, & Silva, F. V. da. (2024). A formação de condutas empreendedoras nas ECIT paraibanas: uma leitura discursiva dos documentos orientadores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21228. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21228

Edição

Seção

Publicação Contínua