Apropriação dos estilos de uso do espaço virtual no ensino superior: análise de práticas e estratégias na ação docente em ambientes virtuais
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20027Palavras-chave:
Estilos de uso do espaço virtual, Educação a distância, Ensino Superior, Práticas PedagógicasResumo
A apropriação dos estilos de uso de espaços virtuais no ensino superior tem sido vista como uma forma eficaz de diversificar as estratégias pedagógicas para a aprendizagem. Revisões anteriores sobre essa temática são significativas, porém limitadas em alguns aspectos. Este artigo relata resultados parciais de investigação em desenvolvimento no Programa de Pós-Doutorado vinculado à Universidade Aberta – Portugal (UAb.pt), Departamento de Educação e Ensino a Distância, e tem como objetivo analisar os estilos de uso do virtual como elemento didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. O processo metodológico consistiu em pesquisa qualitativa do tipo exploratória, descritiva e analítica, que apoia os desdobramentos de todo o processo de investigação. Os resultados destacam que a apropriação adequada dos estilos de uso de espaços virtuais pelos educadores na ação didática tem um grande potencial para melhorar os resultados educacionais, sobretudo na educação a distância.
Downloads
Referências
Araújo, L. C., Silva, M. Q. L., Gomes, D. V., & Brandão, M. D. (2022). Estilos de aprendizagem: uma análise a partir da proposta de Kolb. Revista Prática Docente, 7(1), 1-14. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e024.id1337
Barros, D. (2007). Tecnologias da Inteligência: gestión de la competencia pedagógica virtual. Madrid: Popular.
Barros, D M. V. (2008). Teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitais. Revista SER: Saber, Educação e Reflexão, 1(2), 14-28.
Barros, D. M. V. (2009a). Guia didático sobre Tecnologias da Comunicação e informação para o trabalho educativo na formação docente. Rio de Janeiro: Vieira e Lent.
Barros, D. M. V. (2009b). Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? Revista Inter Ação, 34(1), 51-74. https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6542 DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6542
Barros, D. M. V. (2011). Estilos de uso del espacio virtual : nuevas perspectivas para los ambientes de aprendizaje online. Revista de Estilos de Aprendizaje, 6. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/80888
Barros, D. M. V. (2014). Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. Santo Tirso: De facto editores.
Barros, D. M. V. (2019). Estilos de aprendizagem e estratégias para a personalização e inclusão na era digital. In: Viana, H. B., de Souza, D. C. D. B. N. & de Souza, F. N. Novas tecnologias e novas práticas, p. 57-82. São Paulo: Unaspress - Imprensa Universitária Adventista. https://doi.org/10.19141/978-85-8463-165-0 DOI: https://doi.org/10.19141/978-85-8463-165-0.p.57-82
Barros, D. M. V. (2020). Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância. Revista Diálogo, 20(64), p. 123-142. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06 DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06
Barros, D. M. V. (2020). Estilos de uso do virtual: estratégias de personalização da aprendizagem. In: Barreiro, I. M. de F.; & Barbosa, R. L. L. (Orgs). Formação de Educadores Inovação e tradição: preservar e criar na formação docente. São Paulo: Editora Unesp Digital.
Barros, D. M. V. Estilo de aprendizagem colaborativo para o e-learning. Revista Linhas, Florianópolis, 12(2), p. 31-43. https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2402.
Barros, D. M. V., & Okada, A. (2010). Estilos de aprendizagem na educação aberta online. Le@D - Laboratório De Educação A Distância E Elearning. Rio de Janeiro: Editora Wak.
Barros, D. M. V., & Okada, A. (2012). Estilos de uso do espaço virtual: uma proposta para a aprendizagem colaborativa online. In: Okada A. (Ed.). Recursos educacionais abertos e redes sociais: coaprendizagem e coinvestigação no ciberespaço, p. 195-212. São Luís: EDUFMA.
Barros, D. M. V., Okada, A., & Kenski, V. (2012). Coletividade aberta de pesquisa: os Estilos de coaprendizagem no cenário online. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (2), 11-24. http://eft.educom.pt.
Brasil. (2006). Decreto n° 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil- UAB. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ate 2004/2006/decreto/ d5800.htm.
Delors, J. (1998). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: UNESCO, Cortez, MEC.
García, B., Serrano, E. L., Ponce Ceballos, S., Cisneros-Cohernour, E. J., Cordero Arroyo, G., & Espinosa Díaz, Y. (2018). Las competencias docentes en entornos virtuales: un modelo para su evaluación. RIED-Revista Iberoamericana De Educación a Distancia, 21(1), 343–365. https://doi.org/10.5944/ried.21.1.18816 DOI: https://doi.org/10.5944/ried.21.1.18816
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Ikeshoji, E. A. B., & Terçariol, A. A. de L. (2020). Estilos de Aprendizagem: evidências a partir de uma revisão sistemática da literatura. Revista Diálogo Educacional, 20(64), 23-49. https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ds02 DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS02
Lévy, P. (1996). O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34.
Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
Lozano-Rodriguez, A., Garcia-Vazquez, F. I., & Garcia-Cue, J. L. Relación entre estilos de aprendizaje en ambientes a distancia e inteligencia emocional en alumnos de licenciatura. Rev. Diálogo Educ., 20(64), 143-169. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS07
Lucas, M., Moreira, A., & Trindade, A. R. (2022). DigComp 2.2: Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. UA Editora. https://doi.org/10.48528/4W7Y-J586
Mineiro, M., & D´Ávila, C. (2020). Como aprendem estudantes universitários? Estudo de caso sobre estratégias e estilos de aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 20(64), 93-122. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS05 DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS05
Miranda, L., Morais C., Goulão F., & Melaré D. (2012). Estilos de aprendizagem: uso do virtual pelos estudantes do ensino superior. Revista de Estilo de Aprendizaje, 5(10), 184-495. https://doi.org/10.55777/rea.v5i10.967 DOI: https://doi.org/10.55777/rea.v5i10.967
Schmitt, C. da S., & Domingues, M. J. C. de S. (2016). Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 21(2), 361–386. https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200004 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200004
Santo, E. do E., Cardoso, A. de L., Santos, A. G. dos, Barros, D. M. V., & Moreira, J. A. M. (2019). Perfil de Uso do Espaço Virtual como Estratégia Pedagógica para a Práxis Educativa Online. EaD Em Foco, 9(1), e781. https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.781 DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.781
Terçariol, A. A. de L., & Barros, D. M. V. (2017). Os estilos de uso dos espaços virtuais e as redes sociais na pedagogia: um estudo exploratório. Revista de Estilos de Aprendizaje, 10(20), 321-356. https://doi.org/10.55777/rea.v10i20.1067 DOI: https://doi.org/10.55777/rea.v10i20.1067
Terçariol, A. A. de L., & Barros, D. M. V. (2017). As Redes Sociais Aplicadas à Educação: Percepções de Professores em Formação Inicial. In: Patrícia Torres. (Org.). Redes e Mídias Sociais. Curitiba: Appris Editora, p. 19-40.
Terçariol, A. A. de L., Vieira Barros, D. M., & Gitahy, R. R. C. (2021). Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica. Interfaces da educação, 12(34), 1016–1044. https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5403 DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403
Viana, H. B., & Mario, A. J. de O. (2019). Estilos de aprendizagem e uso de tecnologia na educação a distância. Internet Latent Corpus Journal, 9(1), 69–79. https://doi.org/10.34624/ILCJ.V9I1.20244
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.