Apropriação dos estilos de uso do espaço virtual no ensino superior: análise de práticas e estratégias na ação docente em ambientes virtuais

Autores

  • Eliane Duarte Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.
  • Daniela Barros Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20027

Palavras-chave:

Estilos de uso do espaço virtual, Educação a distância, Ensino Superior, Práticas Pedagógicas

Resumo

A apropriação dos estilos de uso de espaços virtuais no ensino superior tem sido vista como uma forma eficaz de diversificar as estratégias pedagógicas para a aprendizagem. Revisões anteriores sobre essa temática são significativas, porém limitadas em alguns aspectos. Este artigo relata resultados parciais de investigação em desenvolvimento no Programa de Pós-Doutorado vinculado à Universidade Aberta – Portugal (UAb.pt), Departamento de Educação e Ensino a Distância, e tem como objetivo analisar os estilos de uso do virtual como elemento didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. O processo metodológico consistiu em pesquisa qualitativa do tipo exploratória, descritiva e analítica, que apoia os desdobramentos de todo o processo de investigação. Os resultados destacam que a apropriação adequada dos estilos de uso de espaços virtuais pelos educadores na ação didática tem um grande potencial para melhorar os resultados educacionais, sobretudo na educação a distância.

 

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Biografia do Autor

Eliane Duarte, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/SP/BRASIL(2016). Mestra em Engenharia Elétrica: ênfase em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará UFPA/PA/BRASIL (2006), Especialista em Informática na Educação: Fundamentação Sócio- Psicopedagógica, Produção e Avaliação de Projetos pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG/BRASIL (2001), graduada em Pedagoga (licenciatura) pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém ILES/PA/BRASIL (1998). Professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA/PA/BRASIL. Membro do grupo de pesquisas Oficinas em Cibercultura (OFICIBER/UFOPA-CNPq). Coordenadora do subprojeto do curso de Licenciatura em Informática na Educação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (UFOPA/PIBID-CAPES). Coordenadora do projeto Tecnologias Digitais de Aprendizagem em Tempos de Pandemia vinculado ao Programa de Ações Emergenciais (PAEM/UFOPA). Desenvolve projetos de pesquisa, extensão, ensino com ênfase em tecnologias digitais no contexto escolar, atuando na linha de pesquisa na área de Tecnologias Digitais na Educação, onde desenvolve investigação no ensino e aprendizagem em contextos digitais; Formação de professores com apropriação das tecnologias; Educação a Distância, Inclusão Sóciodigital.

Daniela Barros, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Doutora em Educação pela UNESP – Brasil e em Educação pela UNED de Madrid. É Professora Auxiliar, de nomeação definitiva, no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é vice-coordenadora da Licenciatura em Educação, membro do Conselho Pedagógico e membro da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da mesma Universidade (UMCLA). É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) Coimbra, do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) e do Centro de Estudos Globais – Grupo Educação e Cidadania Global (UAb).

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Duarte, E., & Barros, D. (2024). Apropriação dos estilos de uso do espaço virtual no ensino superior: análise de práticas e estratégias na ação docente em ambientes virtuais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20027. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20027

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