Apropiación de estilos de uso del espacio virtual en la educación superior: análisis de prácticas y estrategias en la acción docente en entornos virtuales

Autores/as

  • Eliane Duarte Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.
  • Daniela Barros Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20027

Palabras clave:

Estilos de uso do espaço virtual, Educação a distância, Ensino Superior, Práticas Pedagógicas

Resumen

La apropiación de estilos de uso de los espacios virtuales en la educación superior ha sido vista como una forma efectiva de diversificar las estrategias pedagógicas para el aprendizaje. Las revisiones anteriores sobre este tema son significativas, pero limitadas en algunos aspectos. Este artículo reporta resultados parciales de investigaciones en desarrollo en el Programa de Postdoctorado vinculado a la Universidad Abierta – Portugal (UAb.pt), Departamento de Educación y Educación a Distancia, y tiene como objetivo analizar los estilos de uso de lo virtual como elemento didáctico-pedagógico en el proceso de enseñanza y aprendizaje en entornos virtuales. El proceso metodológico consistió en una investigación cualitativa de tipo exploratorio, descriptivo y analítico, que sustenta el desarrollo de todo el proceso investigativo. Los resultados destacan que la apropiación adecuada de los estilos de uso de los espacios virtuales por parte de los educadores en la acción didáctica tiene un gran potencial para mejorar los resultados educativos, especialmente en la educación a distancia.

 

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Biografía del autor/a

Eliane Duarte, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/SP/BRASIL(2016). Mestra em Engenharia Elétrica: ênfase em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará UFPA/PA/BRASIL (2006), Especialista em Informática na Educação: Fundamentação Sócio- Psicopedagógica, Produção e Avaliação de Projetos pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG/BRASIL (2001), graduada em Pedagoga (licenciatura) pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém ILES/PA/BRASIL (1998). Professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA/PA/BRASIL. Membro do grupo de pesquisas Oficinas em Cibercultura (OFICIBER/UFOPA-CNPq). Coordenadora do subprojeto do curso de Licenciatura em Informática na Educação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (UFOPA/PIBID-CAPES). Coordenadora do projeto Tecnologias Digitais de Aprendizagem em Tempos de Pandemia vinculado ao Programa de Ações Emergenciais (PAEM/UFOPA). Desenvolve projetos de pesquisa, extensão, ensino com ênfase em tecnologias digitais no contexto escolar, atuando na linha de pesquisa na área de Tecnologias Digitais na Educação, onde desenvolve investigação no ensino e aprendizagem em contextos digitais; Formação de professores com apropriação das tecnologias; Educação a Distância, Inclusão Sóciodigital.

Daniela Barros, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Doutora em Educação pela UNESP – Brasil e em Educação pela UNED de Madrid. É Professora Auxiliar, de nomeação definitiva, no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é vice-coordenadora da Licenciatura em Educação, membro do Conselho Pedagógico e membro da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da mesma Universidade (UMCLA). É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) Coimbra, do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) e do Centro de Estudos Globais – Grupo Educação e Cidadania Global (UAb).

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Publicado

2024-09-13

Cómo citar

Duarte, E., & Barros, D. (2024). Apropiación de estilos de uso del espacio virtual en la educación superior: análisis de prácticas y estrategias en la acción docente en entornos virtuales. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20027. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20027

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