Educação e práticas escolares riberinhas: apontamentos da literatura sobre aspectos socioculturais, dificuldades e a valorização das comunidades ribeirinhas nas práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21022Palavras-chave:
Amazônia, Comunidades ribeirinhas, Práticas educativas, CulturasResumo
Inseridos no campo dos Estudos Culturais buscamos compreender como se relacionam as práticas educativas escolares de populações ribeirinhas com os aspectos culturais destas comunidades. A partir de uma pesquisa bibliográfica de revisão da literatura no site periódicos CAPES no período de 2017 a 2022 se estabeleceu o material empírico composto de 12 artigos para análise. Utilizando a análise de temática se organizou as discussões em 6 subcategorias, quais sejam: Práticas educativas e os aspectos socioculturais das comunidades ribeirinhas; Dificuldades das práticas educativas nas comunidades ribeirinhas; Valorização das comunidades ribeirinhas nas práticas educativas; A cultura ribeirinha os Saberes populares e os Conhecimentos empíricos; A docência, a educação inclusiva, ambiental e o multisseriado das escolas ribeirinhas; e Proposta curricular. Ao fim, se percebeu que as práticas educativas são aspectos tangenciados por elementos de ordem financeira e sociocultural, articuladas as possibilidades de uma educação a partir da realidade do território.
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