Educação e práticas escolares riberinhas: apontamentos da literatura sobre aspectos socioculturais, dificuldades e a valorização das comunidades ribeirinhas nas práticas educativas

Autores

  • Nanci Costa Leite Faculdade Católica de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil.
  • George Saliba Manske Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.
  • Paulo Rogério Melo de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21022

Palavras-chave:

Amazônia, Comunidades ribeirinhas, Práticas educativas, Culturas

Resumo

Inseridos no campo dos Estudos Culturais buscamos compreender como se relacionam as práticas educativas escolares de populações ribeirinhas com os aspectos culturais destas comunidades. A partir de uma pesquisa bibliográfica de revisão da literatura no site periódicos CAPES no período de 2017 a 2022 se estabeleceu o material empírico composto de 12 artigos para análise. Utilizando a análise de temática se organizou as discussões em 6 subcategorias, quais sejam: Práticas educativas e os aspectos socioculturais das comunidades ribeirinhas; Dificuldades das práticas educativas nas comunidades ribeirinhas; Valorização das comunidades ribeirinhas nas práticas educativas; A cultura ribeirinha os Saberes populares e os Conhecimentos empíricos; A docência, a educação inclusiva, ambiental e o multisseriado das escolas ribeirinhas; e Proposta curricular. Ao fim, se percebeu que as práticas educativas são aspectos tangenciados por elementos de ordem financeira e sociocultural, articuladas as possibilidades de uma educação a partir da realidade do território.

Downloads

Biografia do Autor

Nanci Costa Leite, Faculdade Católica de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Mestre em Educação (UNIVALI). Professora de comunidades ribeirinhas do estado do Amapá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais (GEPEC/CNPq).

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação (UFRGS). Docente do curso de Educação Física e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI(. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais (GEPEC/CNPq).

Paulo Rogério Melo de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em História (UFRGS). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNIVALI. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de história, identidades e educação étnico raciais.

Referências

Almeida, E. M. M., Holanda, L. C. P., & Nunes, R. S. (2018). O diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular. Revista Educação, Cultura e Sociedade, 8(1), 295-310. https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3052

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brabo, J. C., & Souza, V. J. O. (2019) Atividades construtivistas diversificadas para introdução à química: um estudo em uma escola da Amazônia ribeirinha. RBECM, 2(1), 25-43. https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9121 DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9121

Brasil. (1996). Lei de diretrizes e base da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

Caiado, K. R. M., & Gonçalves T. G. G. L. (2014). O transporte escolar público para os alunos do campo com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação, 17(1), 119-130.

Canclini, N. G. (2011) Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp.

Castro, E.; Campos, Í. (2015). Formação socioeconômica da Amazônia. Belém: NAEA.

Diegues, A. C., Arruda, R. S. V., Silva, V. C. F., Figols, F. A. B., & Andrade, D. (2000). Os saberes tradicionais e a biodiversidade no Brasil. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Saulo.

Ferreira, D. G. (2022). Comunidade, escola e juventude: navegando pela história oral de vida de jovens de uma comunidade ribeirinha no amazonas. Revista Brasileira de Educação, 27 e270017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270017

Galvão, M. C. B., & Ricarte, I. L. M. (2019). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação São Paulo: USP, UNICAMP. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

Gomes, R. K. S., Nakayama, L. (2018). Saberes docente sobre meio ambiente em uma comunidade ribeirinha da amazônia amapaense. Pesquisa em Educação Ambiental, 12(2) 127-140. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n2.p127-140

Guilherme, B. C., Silva, J. L. C., Morais, R. N., Costa, J., Vidal-Campello, J. M. A., & Costa, W. M. (2021). Educação socioambiental na escola: olhares sustentáveis sobre os resíduos oriundos da pesca e mariscagem. Revista Brasileira de Meio Ambiente, 9(1), 176-188.

Leite, C. P. C., & Cunha, S. R. (2014) Vida de educador do campo: as condições de trabalho docente e as interfaces com a organização do tempo-espaço da prática pedagógica. Revista Maré, 38(30), 1-11.

Matos, G. C. G., & Ferreira, M. B. R. (2019). Educação em comunidades amazônicas. Revista de Educação, 24(3), e4604. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4604

Mercês, R. S., & Oliveira, I. A. (2018). A educação inclusiva em escolas multisseriadas do campo na amazônia paraense. Interfaces da Educação, 9(27), 418-442. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2956

Oliveira, F. M. S., & Pessoa, A. S. G. (2018). Educação do caboclo ribeirinho: problematizações acerca do currículo escolar e seus desdobramentos nas escolas ribeirinhas. Presidente Prudente: Colloquium Humanarum.

Reis, M. H. S. (2021) Características da população ribeirinha de um município do interior do amazonas. Manaus: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coari – AM; Centro Universitário do Norte (UNINORTE). DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e9273.2021

Ribeiro, S. J. (2022). Relato de experiências sobre os desafios de professores em escolas ribeirinhas da área de várzea da zona rural do município de Parintins-AM. Parintins: Universidade do Estado do Amazonas.

Rodrigues, I. C. F. S. (2020). Escolas de ontem e de hoje na amazônia paraense: fissuras em prol das aprendizagens e da formação docente. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, 15(33), 224-241. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p224-241.id230

Santos, M. A., & Costa, A. Dos S. (2021). Relato de vivência de avaliação diagnóstica: o lúdico como ferramenta. Educação Infantil Online, 1(1), 100-110. DOI: https://doi.org/10.24115/S2675-955120211127p.100-110

Soares, M. G., Bezerra, H. P. O., & Melo, J. P. (2022). Política educacional para a educação básica e ações interculturais na escola quilombola. Interfaces da Educação, 13(37), 637-654. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Leite, N. C., Manske, G. S., & Oliveira, P. R. M. de. (2024). Educação e práticas escolares riberinhas: apontamentos da literatura sobre aspectos socioculturais, dificuldades e a valorização das comunidades ribeirinhas nas práticas educativas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21022. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21022

Edição

Seção

Publicação Contínua