Qual o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes de secretariado executivo bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil?

Autores

  • Cibelle da Silva Santiago Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Alan Carlos Franco Costa Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20233

Palavras-chave:

enseñanza y aprendizaje, aprendizaje, inventario de kolb, metodologías colaborativas, enseñanza superior

Resumo

Objetiva-se identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes concluintes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil. O referencial teórico amparou-se nos estilos de Aprendizagem de Kolb (1984). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa de campo com estudo de caso, sob abordagem quantitativa e análise dos dados com a estatística descritiva. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes matriculados nos dois últimos períodos do citado curso de graduação, em que o universo é de 29 sujeitos e a amostra foi de 14 discentes. A partir da aplicação do Inventário de Kolb (1984) às turmas, identificou-se que o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes foi o convergente. Nesse estilo, os indivíduos utilizam a Conceitualização Abstrata e a Experimentação Ativa no modo como aprendem algo, ou seja, combinam o pensar com o experimentar e, por isso, buscam a aplicação prática das ideias em situações específicas.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Santiago, C. da S., Costa, A. C. F., & Lima, T. B. de. (2024). Qual o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes de secretariado executivo bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20233. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20233

Edição

Seção

Publicação Contínua