No que o diretor escolar acredita: catalogando as competências morais e religiosas da gestão escolar

Autores

  • Rodrigo Follis Centro Universitário Adventista de São Paulo: Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil.
  • Alessandro Custodio Giacomini Centro Universitário Adventista de São Paulo: Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil.
  • Carlos Alberto Ferri Centro Universitário Adventista de São Paulo: Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22312

Palavras-chave:

Diretor Escolar. Competências Morais. Competências Religiosas.

Resumo

A Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNCC-Diretor Escolar) foi proposta para estabelecer diretrizes para a formação e atuação dos diretores, com foco em liderança e gestão escolar. No entanto, ela apresenta uma lacuna ao não contemplar competências religiosas. Este estudo examina as competências morais e religiosas na gestão escolar, propondo uma complementação à formação dos gestores. Por meio de uma revisão integrativa da literatura recente e de uma análise sistemática baseada no método PRISMA, abrangendo 33 estudos, foram abordadas competências éticas e morais, constatando-se que aspectos religiosos são frequentemente excluídos em favor de uma perspectiva secular. Os resultados destacam a importância de liderança ética e justiça e revelam a necessidade de capacitação voltada para uma gestão inclusiva e socialmente ancorada. Este estudo propõe a ampliação das competências para diretores, incluindo valores éticos, morais e religiosos, visando promover ambientes escolares acolhedores e respeitosos à diversidade.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Follis, R., Giacomini, A. C., & Ferri, C. A. (2024). No que o diretor escolar acredita: catalogando as competências morais e religiosas da gestão escolar. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e22312. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22312

Edição

Seção

Publicação Contínua