O bilinguismo cultural na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20955Palavras-chave:
fracasso escolar, alfabetização, medicalização da educação, bilinguismo culturalResumo
O fracasso da aprendizagem apresenta índices significativos no processo de alfabetização e medicalização do fracasso escolar, pois se fortaleceu e se ampliou o número de encaminhamentos com supostos distúrbios clínicos no ambiente escolar. Argumenta-se neste texto sobre o sujeito escolar modelar proposto pela educação no Brasil e os outros tipos de sujeitos da aprendizagem que não se enquadram ao modelo de aluno ideal. Para tal, é apresentada a perspectiva de considerar a língua oral e a língua escrita como análogas, assim como dos entraves que tal analogia traz para o processo de aprendizagem da língua escrita. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar elementos para análise de que a alfabetização é um processo que implica o bilinguismo cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva.
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