ESCOLA E SURDEZ: O QUE DIZEM PROFESSORES E PAIS A RESPEITO?

Autores

  • Ezer Wellington Gomes Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF/PE. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Luiz Antonio Gomes Senna UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - PROPED/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6647

Resumo

Em virtude ao enredamento que cerca a escolarização de surdos, a pesquisa teve como objetivo, levantar os espaços e funções da escrita no contexto familiar e escolar de crianças/alunos surdos, em processo de alfabetização, na tentativa de reconhecer como e para que usam a escrita. A partir da questão central da pesquisa, foi necessário focalizar o contexto escolar, as interações e o desempenho na língua portuguesa de aprendizes surdos, buscando os dados regulares e os singulares manifestados pelos sujeitos envolvidos. Dessa maneira, foi possível constatar que nem os pais nem os professores usam a língua de sinais para interagir com os surdos, gerando interações linguísticas restritas e pouco efetivas.  Outro aspecto importante deste estudo se situa na grande dificuldade e insegurança dos professores em trabalhar com alunos surdos: os profissionais, muitas vezes, relatam terem dúvidas se realmente estão conseguindo ensinar e se o surdo realmente está aprendendo. O que se apreende desse estudo é que a voz dos familiares, assim como do professor é fundamental para que algo possa ser pensado e/ou repensado em relação à escolarização desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Ezer Wellington Gomes Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF/PE. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

  1. Mestre, em Educação pela UFMT/PPGEdu. Professor Assistente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF – Petrolina PE), doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Educação UERJ/ ProPed.
  2. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8210219247745921

Luiz Antonio Gomes Senna, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - PROPED/UERJ

  1. Luiz Antônio Gomes Senna; Doutor em Linguística Aplicada (PUC-Rio: 1994), atua como Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (www.proped.pro.br).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8541753054778705

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Lima, E. W. G., & Senna, L. A. G. (2018). ESCOLA E SURDEZ: O QUE DIZEM PROFESSORES E PAIS A RESPEITO?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 217–234. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6647

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