Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos

Autores

  • Vivian Marques da Silva Nazario Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Laura Oestreich Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19490

Palavras-chave:

Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Nazario, V. M. da S., Oestreich, L., & Goldschmidt, A. I. (2024). Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19490. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19490

Edição

Seção

Publicação Contínua