Desafios pedagógicos e estruturais para o ensino do conceito de fronteira na educação básica

Autores

  • Juliana Tonin Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
  • Marcelo Augusto Rocha Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21445

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; prática docente; estratégias de ensino; TDICs; BNCC.

Resumo

Investigou-se as práticas e saberes docentes de um grupo de professores de geografia do ensino fundamental que lecionam na fronteira trinacional, entre Brasil, Paraguai e Argentina, na região de Foz do Iguaçu - Paraná. Buscou-se analisar ainda, como esses professores trabalham o conceito de fronteira com seus alunos, identificando, quais estratégias e recursos didáticos empregam em suas aulas para este fim. Ao buscar compreender as relações que permeiam o ensino do conceito de fronteira, a pesquisa procurou dialogar com a visão e a experiência dos professores entrevistados que residem e vivenciam a fronteira trinacional. A aplicação do questionário se deu por meio Google Formulários, a partir da técnica de coleta de dados conhecida como “Bola de Neve”. Entre os resultados alcançados, destaca-se haver certa polissemia acerca do entendimento e da profundidade do conceito de fronteira entre os professores entrevistados. O material didático mais utilizado é o mapa, seguido de perto pelo livro didático. Entre o uso das mídias digitais, destacam-se vídeos do Youtube, apresentações de Power Point e documentários.

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Biografia do Autor

Juliana Tonin, Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Graduada em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Especialista em Teatro: Poéticas e Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Mestra em Estudos Latino-Americanos pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos – PPGIELA da Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Atualmente trabalha como Agente Regional de Cultura junto ao Governo do Estado do Paraná, atuando na mediação entre arte e cultura, por meio do apoio e da promoção de eventos de dança e teatro.

julianabadue@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/4789327785796903

https://orcid.org/0000-0002-5955-1515

Marcelo Augusto Rocha, Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Professor e Coordenador de Estágio Supervisionado no Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA/UNILA). Doutor em Ensino, com ênfase em Geociências, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Especialista em Ensino de Geografia (UEL). Graduado em Geografia Licenciatura, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinar de Práticas e Saberes Docentes.

marcellusaugustus@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-9769-0487

http://lattes.cnpq.br/7749068544523653

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Tonin, J., & Rocha, M. A. (2024). Desafios pedagógicos e estruturais para o ensino do conceito de fronteira na educação básica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21455. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21445

Edição

Seção

Publicação Contínua