Desafios pedagógicos e estruturais para o ensino do conceito de fronteira na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21445Palavras-chave:
Ensino de Geografia; prática docente; estratégias de ensino; TDICs; BNCC.Resumo
Investigou-se as práticas e saberes docentes de um grupo de professores de geografia do ensino fundamental que lecionam na fronteira trinacional, entre Brasil, Paraguai e Argentina, na região de Foz do Iguaçu - Paraná. Buscou-se analisar ainda, como esses professores trabalham o conceito de fronteira com seus alunos, identificando, quais estratégias e recursos didáticos empregam em suas aulas para este fim. Ao buscar compreender as relações que permeiam o ensino do conceito de fronteira, a pesquisa procurou dialogar com a visão e a experiência dos professores entrevistados que residem e vivenciam a fronteira trinacional. A aplicação do questionário se deu por meio Google Formulários, a partir da técnica de coleta de dados conhecida como “Bola de Neve”. Entre os resultados alcançados, destaca-se haver certa polissemia acerca do entendimento e da profundidade do conceito de fronteira entre os professores entrevistados. O material didático mais utilizado é o mapa, seguido de perto pelo livro didático. Entre o uso das mídias digitais, destacam-se vídeos do Youtube, apresentações de Power Point e documentários.
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