Oficina de brinquedos e brincadeiras: manejando comportamentos antissociais nas aulas de educação física

Autores

  • Leys Eduardo dos Santos Soares Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19682

Palavras-chave:

Escola, Jogo, Pedagogia da Corporeidade, Tendência Antissocial

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida as aulas com a Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA) contribuíram para a diminuição da incidência de comportamentos antissociais nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, na qual nos auxiliamos da psicanálise de D. W. Winnicott para interpretação das condutas antissociais. A pesquisa teve cinco etapas, que totalizaram 63 horas de intervenção em uma escola pública. As aulas-OBBA foram orientadas pelos conhecimentos teóricos e metodológicos da Pedagogia da Corporeidade, método ao qual a OBBA é um de seus programas didáticos. A partir dos registros em um protocolo de avaliação, os resultados das aulas-OBBA apontaram para uma melhoria dos comportamentos antissociais, apresentando uma expressiva diminuição das agressões físicas e verbais durante o período de intervenção, contribuindo, assim, para a constituição de um ambiente de convivência mais saudável entre os educandos.

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Biografia do Autor

Leys Eduardo dos Santos Soares, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade (GEPEC/UFPB/CNPq). 

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação. Professor titular do Departamento de Educação Física da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade (GEPEC/UFPB/CNPq). 

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Soares, L. E. dos S., & Gomes-da-Silva, P. N. (2024). Oficina de brinquedos e brincadeiras: manejando comportamentos antissociais nas aulas de educação física. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19682. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19682

Edição

Seção

Publicação Contínua