Oficina de brinquedos e brincadeiras: manejando comportamentos antissociais nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19682Palavras-chave:
Escola, Jogo, Pedagogia da Corporeidade, Tendência AntissocialResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida as aulas com a Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA) contribuíram para a diminuição da incidência de comportamentos antissociais nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, na qual nos auxiliamos da psicanálise de D. W. Winnicott para interpretação das condutas antissociais. A pesquisa teve cinco etapas, que totalizaram 63 horas de intervenção em uma escola pública. As aulas-OBBA foram orientadas pelos conhecimentos teóricos e metodológicos da Pedagogia da Corporeidade, método ao qual a OBBA é um de seus programas didáticos. A partir dos registros em um protocolo de avaliação, os resultados das aulas-OBBA apontaram para uma melhoria dos comportamentos antissociais, apresentando uma expressiva diminuição das agressões físicas e verbais durante o período de intervenção, contribuindo, assim, para a constituição de um ambiente de convivência mais saudável entre os educandos.
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