O Google Workspace For Education no ensino remoto emergencial em Jeremoabo-BA

Autores

  • Willian Lima Santos Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Alana Danielly Vasconcelos Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19633

Palavras-chave:

Distanciamento físico, Ensino remoto emergencial, Google Workspace for education

Resumo

A pandemia da Covid-19 demandou adaptações educacionais diante do contexto do distanciamento físico, como forma de evitar a proliferação do vírus. Com o fechamento das escolas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), os cenários virtuais tornaram-se espaços alternativos para o prosseguimento das atividades letivas em todas as modalidades. Nessa conjuntura, diversos aplicativos do Google foram utilizados em prol de uma aprendizagem colaborativa e em rede. O presente estudo tem como objetivo evidenciar como os aplicativos do pacote Google Workspace for Education foram utilizados para fins educativos no âmbito do distanciamento físico no município de Jeremoabo/BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico cujo aporte teórico esteve pautado em investigações realizadas na região resultante dos estudos de Santos e Ferrete (2021), Santos, Ferrete e Alves (2021), Santos, Oliveira e Vieira (2022) e Santos e Ferrete (2023). Os estudos apontam para uma transposição didático-pedagógica das práticas docentes do presencial para o remoto por meio dos dispositivos móveis e suas interfaces interativas.

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Biografia do Autor

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutorando em Educação - Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação (PPGED/UFS). Pedagogo (FANEB). Bolsista CAPES. Integrande do NUCA/UFS/CNPq.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do NUCA/UFS/CNPq.

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pedagoga.

Atua como docente na Universidade Tiradentes (UNIT).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Santos, W. L., Ferrete, A. A. S. S., & Vasconcelos, A. D. (2024). O Google Workspace For Education no ensino remoto emergencial em Jeremoabo-BA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19633. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19633

Edição

Seção

Publicação Contínua