Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio

Autores

  • Jorge Everaldo Pittan da Silva Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Claudemir de Quadros Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19598

Palavras-chave:

Educação, Ensino de História, Ensino híbrido, Metodologia de ensino

Resumo

Por meio deste texto, busca-se apresentar os resultados de um trabalho que teve como finalidade investigar como a implantação de atividades baseadas no Ensino Híbrido, pode contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem de História no Ensino Médio. A partir disso, foram organizadas atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, em especial relacionadas com os modelos sala de aula invertida e rotação por estações, as quais foram aplicadas em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que existe um potencial qualitativo no modelo de Ensino Híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como a potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, notou-se que ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de estudantes ao modelo expositivo de ensino.

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Biografia do Autor

Jorge Everaldo Pittan da Silva, Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta/RS

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. É professor na Universidade Federal de Santa Maria/RS e atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É editor da Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional - https://periodicos.ufsm.br/regae/index - e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

Silva, J. E. P. da, & Quadros, C. de. (2024). Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19598. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19598

Edição

Seção

Publicação Contínua