Cultura material do bejú e a proposição de currículo na Educação Infantil na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil

Autores

  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará, Brasil.
  • Franciele de Almeida Magalhães Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará, Brasil.
  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19866

Palavras-chave:

Artefatos culturais. Currículo na Educação Infantil. História da Educação

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender a cultura material do Bejú e a tessitura do currículo da Educação Infantil. Metodologicamente, foi utilizada a Abordagem da Nova História Cultural e a análise dos dados foi operada pelos modos de fazer em Certeau (2014). Os resultados evidenciam a cultura material do bejú pelos seguintes objetos: a macaxeira; o terçado; o facão; o carro de mão; os baldes; a canoa; o catitu; o ralo; o tacho; o tipiti; o Sari; a Peneira; o forno; o rodo; a basqueta; e as folhas de sororoca. Assim, a partir dos resultados, é fato que a proposição do currículo da Educação Infantil é mediada por práticas docentes de contação de histórias; rodas de conversas; pinturas; jogos; desenhos e estimula o imaginário da criança na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil.

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Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará, Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação, na linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED/ICED/UFPA/2019). Atua como docente na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança e no  Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), na linha de Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia. Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA).

Franciele de Almeida Magalhães, Universidade Federal do Pará, Bragança, Pará, Brasil.

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia (2017).  Foi bolsista do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (PRODOUTOR) pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança (2020-2021). Atualmente sou integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA).

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil.

Doutor em EDUCAÇÃO na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA, 2021). Atualmente atua como Professor efetivo na Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP). Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado a Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Maciel, R. A., Magalhães, F. de A., & Nery, V. S. C. (2024). Cultura material do bejú e a proposição de currículo na Educação Infantil na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19866. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19866

Edição

Seção

Publicação Contínua