Cultura material do bejú e a proposição de currículo na Educação Infantil na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19866Palavras-chave:
Artefatos culturais. Currículo na Educação Infantil. História da EducaçãoResumo
Este artigo teve como objetivo compreender a cultura material do Bejú e a tessitura do currículo da Educação Infantil. Metodologicamente, foi utilizada a Abordagem da Nova História Cultural e a análise dos dados foi operada pelos modos de fazer em Certeau (2014). Os resultados evidenciam a cultura material do bejú pelos seguintes objetos: a macaxeira; o terçado; o facão; o carro de mão; os baldes; a canoa; o catitu; o ralo; o tacho; o tipiti; o Sari; a Peneira; o forno; o rodo; a basqueta; e as folhas de sororoca. Assim, a partir dos resultados, é fato que a proposição do currículo da Educação Infantil é mediada por práticas docentes de contação de histórias; rodas de conversas; pinturas; jogos; desenhos e estimula o imaginário da criança na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil.
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