Representações de educação matemática contextualizada nos livros escolares dos sistemas educativos radiofônicos no Brasil (1961-1963)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13525Palavras-chave:
Representações de Educação Matemática. Sistemas Educativos Radiofônicos. Livros Escolares.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar três livros escolares de Matemática utilizados pelos Sistemas Educativos Radiofônicos no Brasil, para alfabetizar e escolarizar os jovens e adultos, no período de 1961 – 1963. Metodologicamente utilizou-se a Abordagem da Nova História Cultural, com base em Chartier (1990;1991). Os resultados apontaram três livros escolares. No Sistema Educativo Radiofônico de Sergipe, o livro escolar “Sucupira”, contém o conteúdo “Noções de Conjunto” associados as práticas de trabalho dos lavradores com o uso de pás, enxadas e picaretas. No Sistema Educativo Radiofônico de Rio Grande do Norte, no rádio livro escolar foi utilizado o conteúdo “Frações” que estava representado pelas atividades de alimentação como o “Beiju”, alimento dos camponeses. No sistema Educativo Radiofônico de Goiás, um rádio livro escolar demonstra o uso do conteúdo “Noções de Aritmética”, questões envolvendo o trabalho das lavadeiras e a atribuição dos Sindicatos Rurais. Nos três livros escolares digitalizados foram alçadas as representações de Educação Matemática contextualizada, onde se faziam presentes as noções sobre as identidades dos sujeitos, sua alimentação, instituições parceiras e a valorização das práticas de trabalho dos educandos jovens e adultos.
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