Representações de educação matemática contextualizada nos livros escolares dos sistemas educativos radiofônicos no Brasil (1961-1963)

Autores

  • Rogerio Andrade Maciel Universidade Federal do Pará - (Campus Universitário de Bragança). Bragança, Pará, Brasil.
  • Lene Farias Rozal Universidade Federal do Pará - (Campus Universitário de Bragança). Bragança, Pará, Brasil.
  • Vandeson Sousa de Souza Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Capanema). Capanema, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13525

Palavras-chave:

Representações de Educação Matemática. Sistemas Educativos Radiofônicos. Livros Escolares.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar três livros escolares de Matemática utilizados pelos Sistemas Educativos Radiofônicos no Brasil, para alfabetizar e escolarizar os jovens e adultos, no período de 1961 – 1963. Metodologicamente utilizou-se a Abordagem da Nova História Cultural, com base em Chartier (1990;1991). Os resultados apontaram três livros escolares. No Sistema Educativo Radiofônico de Sergipe, o livro escolar “Sucupira”, contém o conteúdo “Noções de Conjunto” associados as práticas de trabalho dos lavradores com o uso de pás, enxadas e picaretas. No Sistema Educativo Radiofônico de Rio Grande do Norte, no rádio livro escolar foi utilizado o conteúdo “Frações” que estava representado pelas atividades de alimentação como o “Beiju”, alimento dos camponeses. No sistema Educativo Radiofônico de Goiás, um rádio livro escolar demonstra o uso do conteúdo “Noções de Aritmética”, questões envolvendo o trabalho das lavadeiras e a atribuição dos Sindicatos Rurais. Nos três livros escolares digitalizados foram alçadas as representações de Educação Matemática contextualizada, onde se faziam presentes as noções sobre as identidades dos sujeitos, sua alimentação, instituições parceiras e a valorização das práticas de trabalho dos educandos jovens e adultos.

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Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará - (Campus Universitário de Bragança). Bragança, Pará, Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED/ICED/UFPA/2019). Professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Bragança). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA). Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão - (NEDHEL).

ORCID https://orcid.org/0000-0003-1673-5215

Lene Farias Rozal , Universidade Federal do Pará - (Campus Universitário de Bragança). Bragança, Pará, Brasil.

Doutora na área de Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA/2017). Professora Adjunta II da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Bragança). Integrante do Grupo de Estudos em Modelagem Matemática no Ensino (GEMM/IEMCI/UFPA). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4298-8710

Vandeson Sousa de Souza, Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Capanema). Capanema, Pará, Brasil.

Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Capanema). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1114-0397

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Maciel, R. A., Rozal, E. F., & Souza, V. S. de . (2020). Representações de educação matemática contextualizada nos livros escolares dos sistemas educativos radiofônicos no Brasil (1961-1963). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–17. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13525

Edição

Seção

Publicação Contínua