Educação Ambiental na Bacia do Rio Potengi (RN): Oficinas e Materiais Educativos como Ferramentas de Conscientização

Autores

  • Kathe Ellen Sousa Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Juliana Felipe Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Lucas Costa Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Karina Patrícia Vieira da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21219

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, Cartilha, Educação Ambiental, Materiais Educativos

Resumo

A bacia hidrográfica do Rio Potengi (BHRP) localizada no estado do Rio Grande do Norte tem sofrido impactos ambientais ao longo do tempo em toda sua extensão devido a ocupação humana, levando a necessidade da existência de ações de recuperação e Educação Ambiental nas áreas de maior vulnerabilidade. Assim, a meta 2 do Projeto Potengi, surge como ferramenta fundamental neste processo, levando à realização de oficinas, e desenvolvimento de materiais educativos associados a estas. A construção dos materiais contou com a aplicação de teorias de aprendizagem e ensino, a fim de possibilitar um processo de aprendizagem amplificado, que superasse o espaço das oficinas temáticas. Como materiais foram produzidos cartilhas e caderno de atividades, considerando o público-alvo de cada ação. Os materiais foram discutidos durante as oficinas e distribuídos com a comunidade, a fim de potencializar a disseminação das discussões realizadas. Conclui-se que a combinação de oficinas participativas com materiais educativos pode ser uma estratégia eficaz para promover a conscientização ambiental e mobilizar ações de conservação em comunidades vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathe Ellen Sousa Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestranda em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Juliana Felipe Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lucas Costa Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutorando em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Karina Patrícia Vieira da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Professora do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

Araujo, F. S. et al. (2022). Fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do rio Potengi/RN, Brasil. In: Livro de Memórias do IV SUSTENTARE e VII WIPIS: Workshop Internacional de Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos. Anais...Piracicaba (SP) Online. https://www.even3.com.br/anais/sustentare_wipis_2022/578112-FRAGILIDADE-AMBIENTAL-DA-BACIA-HIDROGRAFICA-DO-RIO-POTENGIRN-BRASIL

Brasil, CAPES. (2019). Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf

Ferraz, A. P. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest.Prod., 17(2), 421-431. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

Natal. Projeto Potengi. (2022). Diagnóstico socioeconômico e ambiental da bacia hidrográfica do rio Potengi (BHRP). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jacobi, P. (2003). Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, (118), 189-205. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008

Pinheiro, J. V., & Silva Narciso, C. (2022). A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, 14(2). DOI: 10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28993. https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28993 DOI: https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28993

Semarh, Secretaria de Estado de Recursos Hídricos. (1998). Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Silva, K. A. et al. (2017). Elaboração de uma cartilha como material educativo para preservação da tartaruga verde (chelonia mydas) em itaipú, niterói, rio de janeiro. Revista Presença, 2, 35-58. http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/117

Sousa, M. N. F. A. et al. (2022). Determinação de áreas vulneráveis à erosão e prioritárias à recuperação da bacia hidrográfica do rio Potengi. In: Livro de Memórias do IV SUSTENTARE e VII WIPIS: Workshop Internacional de Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos. Anais...Piracicaba (SP) Online. https://www.even3.com.br/anais/sustentare_wipis_2022/577891-DETERMINACAO-DE-AREAS-VULNERAVEIS-A-EROSAO-E-PRIORITARIAS-A-RECUPERACAO-DA-BACIA-HIDROGRAFICA-DO-RIO-POTENGI

Xavier, T. A., Mendonça Júnior, J. R. de, & Farias, J. F. (2018). Caracterização das unidades geomorfológicas e aspectos do uso/ocupação do solo no baixo curso da bacia hidrográfica do rio Potengi – RN. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia, XII. Anais... Crato: SINAGEO.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Costa, K. E. S., Farias, J. F., Rodrigues, L. C., & Cunha, K. P. V. da. (2024). Educação Ambiental na Bacia do Rio Potengi (RN): Oficinas e Materiais Educativos como Ferramentas de Conscientização. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21219. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21219

Edição

Seção

Publicação Contínua