Educação Ambiental na Bacia do Rio Potengi (RN): Oficinas e Materiais Educativos como Ferramentas de Conscientização
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21219Palavras-chave:
Bacia hidrográfica, Cartilha, Educação Ambiental, Materiais EducativosResumo
A bacia hidrográfica do Rio Potengi (BHRP) localizada no estado do Rio Grande do Norte tem sofrido impactos ambientais ao longo do tempo em toda sua extensão devido a ocupação humana, levando a necessidade da existência de ações de recuperação e Educação Ambiental nas áreas de maior vulnerabilidade. Assim, a meta 2 do Projeto Potengi, surge como ferramenta fundamental neste processo, levando à realização de oficinas, e desenvolvimento de materiais educativos associados a estas. A construção dos materiais contou com a aplicação de teorias de aprendizagem e ensino, a fim de possibilitar um processo de aprendizagem amplificado, que superasse o espaço das oficinas temáticas. Como materiais foram produzidos cartilhas e caderno de atividades, considerando o público-alvo de cada ação. Os materiais foram discutidos durante as oficinas e distribuídos com a comunidade, a fim de potencializar a disseminação das discussões realizadas. Conclui-se que a combinação de oficinas participativas com materiais educativos pode ser uma estratégia eficaz para promover a conscientização ambiental e mobilizar ações de conservação em comunidades vulneráveis.
Downloads
Referências
Araujo, F. S. et al. (2022). Fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do rio Potengi/RN, Brasil. In: Livro de Memórias do IV SUSTENTARE e VII WIPIS: Workshop Internacional de Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos. Anais...Piracicaba (SP) Online. https://www.even3.com.br/anais/sustentare_wipis_2022/578112-FRAGILIDADE-AMBIENTAL-DA-BACIA-HIDROGRAFICA-DO-RIO-POTENGIRN-BRASIL
Brasil, CAPES. (2019). Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf
Ferraz, A. P. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest.Prod., 17(2), 421-431. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015
Natal. Projeto Potengi. (2022). Diagnóstico socioeconômico e ambiental da bacia hidrográfica do rio Potengi (BHRP). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Jacobi, P. (2003). Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, (118), 189-205. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008
Pinheiro, J. V., & Silva Narciso, C. (2022). A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, 14(2). DOI: 10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28993. https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28993 DOI: https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28993
Semarh, Secretaria de Estado de Recursos Hídricos. (1998). Plano Estadual de Recursos Hídricos.
Silva, K. A. et al. (2017). Elaboração de uma cartilha como material educativo para preservação da tartaruga verde (chelonia mydas) em itaipú, niterói, rio de janeiro. Revista Presença, 2, 35-58. http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/117
Sousa, M. N. F. A. et al. (2022). Determinação de áreas vulneráveis à erosão e prioritárias à recuperação da bacia hidrográfica do rio Potengi. In: Livro de Memórias do IV SUSTENTARE e VII WIPIS: Workshop Internacional de Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos. Anais...Piracicaba (SP) Online. https://www.even3.com.br/anais/sustentare_wipis_2022/577891-DETERMINACAO-DE-AREAS-VULNERAVEIS-A-EROSAO-E-PRIORITARIAS-A-RECUPERACAO-DA-BACIA-HIDROGRAFICA-DO-RIO-POTENGI
Xavier, T. A., Mendonça Júnior, J. R. de, & Farias, J. F. (2018). Caracterização das unidades geomorfológicas e aspectos do uso/ocupação do solo no baixo curso da bacia hidrográfica do rio Potengi – RN. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia, XII. Anais... Crato: SINAGEO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.