Pense no ensino da educação física no nível médio a partir da formação universitária

Autores

  • Matías Lanza Universidad Nacional de La Plata, La PLata, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20907

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino, Práticas, Reflexão

Resumo

Este artigo enfoca os processos reflexivos de estudantes de Educação Física no curso da disciplina Observação e Práticas Didáticas em Educação Física II da Faculdade de Educação Física da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Nacional de La Plata, Argentina (2020-2021).Propôs-se identificar e distinguir os componentes da prática que os alunos consideram objeto dos seus processos reflexivos no ensino da Educação Física nas escolas secundárias; recuperar e interpretar os significados que os estudantes praticantes atribuem aos processos reflexivos durante suas práticas docentes na graduação; reconhecer e comparar as características e particularidades que os processos reflexivos adquirem consoante sejam realizados para a ação, na ação ou na ação. Identificou-se que os alunos refletem principalmente sobre elementos prescritivos, elementos biográficos, elementos formativos e elementos intuitivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anijovich, R., Capelletti, G., Mora, S., & Sabelli, M. (2009). Transitar la formación pedagógica. Dispositivos y estrategias. Paidós. Buenos Aires.

Brockbank, A., & McGill, I. (2003). Aprendizaje reflexivo en la educación superior. Morata. Madrid.

Brubacher, J.W., Case, C.W. & Reagan, T.G. (2000). Cómo ser un docente reflexivo. La construcción de una cultura de la indagación en las escuelas. Gedi. Barcelona.

Dewey, J. (1993). Cómo pensamos. Nueva exposición de la relación entre pensamiento y proceso educativo. Paidós. Barcelona.

Edelstein, G. (2013). Formar y formarse en la enseñanza. Paidós. Barcelona.

Galak, E. Y Simoy, M. (2019). Prescribir la disciplina. La creación de la Educación Física universitaria platense (1953). En R. Crisorio, A., & Lescano, A.L. Rocha Bidegain (Coords.), La educación corporal como programa de investigación: Elementos para pensar la enseñanza de las prácticas corporales. La Plata: EDULP.

https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.4922/pm.4922.pdf

Gimeno Sacristán, J. y Pérez Gómez, A. I. (1992). Comprender y transformar la enseñanza. Morata. Madrid.

Perrenoud, P. (2016). Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Noveduc - Graó. Buenos Aires.

Ron, O., De Marziani, F., Berdula, L., Celentano, G & Husson, M. (Coords.) (2020). Educaciones físicas escolares: Prácticas, narrativas y (re)producciones. Teseo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. DOI: https://doi.org/10.55778/ts877232677

Ruiz Olabuénaga, J. (2003). Metodología de la investigación cualitativa. Universidad de Deusto. Bilbao.

Schön, D. (1998). El profesional reflexivo: Cómo piensan los profesionales cuando actúan. Paidós. Buenos Aires.

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Lanza, M. (2024). Pense no ensino da educação física no nível médio a partir da formação universitária. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20907. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20907

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.