A presença de filmes e séries nas aulas de línguas: percepções de alunos e professores
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21324Palavras-chave:
Cinema; Ensino De Línguas; Multiletramentos; MultimodalidadeResumo
O consumo de narrativas cinematográficas, impulsionado pela acessibilidade à internet e às plataformas de streaming, transcendeu as salas de cinema e alcançou as salas de estar. Parece-nos, todavia, que, apesar dessa popularização, filmes e séries ainda não estão presentes de forma efetiva na sala de aula. Este estudo objetiva traçar o perfil de espectadores entre professores e alunos do Ensino Médio na região metropolitana de Porto Alegre, RS, e examinar como filmes e séries estão presentes nas aulas de línguas, com base nos relatos dos participantes. A pesquisa, de natureza quanti/qualitativa, utiliza questionários direcionados a professores e alunos. Os dados mostram que, embora filmes e séries façam parte das práticas cotidianas dos participantes, ainda há uma lacuna no trabalho dos professores, especialmente no ensino de línguas, para promover a leitura fílmica e propor atividades que desenvolvam competências visuais e críticas relacionadas a essas mídias, sem o pretexto do ensino gramatical. Esses resultados indicam a necessidade de atenção nos cursos de formação inicial e continuada de professores, enfatizando o letramento visual e o letramento midiático crítico.
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