A presença de filmes e séries nas aulas de línguas: percepções de alunos e professores

Autores

  • Mariana Vargas Trarbach Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21324

Palavras-chave:

Cinema; Ensino De Línguas; Multiletramentos; Multimodalidade

Resumo

O consumo de narrativas cinematográficas, impulsionado pela acessibilidade à internet e às plataformas de streaming, transcendeu as salas de cinema e alcançou as salas de estar. Parece-nos, todavia, que, apesar dessa popularização, filmes e séries ainda não estão presentes de forma efetiva na sala de aula. Este estudo objetiva traçar o perfil de espectadores entre professores e alunos do Ensino Médio na região metropolitana de Porto Alegre, RS, e examinar como filmes e séries estão presentes nas aulas de línguas, com base nos relatos dos participantes. A pesquisa, de natureza quanti/qualitativa, utiliza questionários direcionados a professores e alunos. Os dados mostram que, embora filmes e séries façam parte das práticas cotidianas dos participantes, ainda há uma lacuna no trabalho dos professores, especialmente no ensino de línguas, para promover a leitura fílmica e propor atividades que desenvolvam competências visuais e críticas relacionadas a essas mídias, sem o pretexto do ensino gramatical. Esses resultados indicam a necessidade de atenção nos cursos de formação inicial e continuada de professores, enfatizando o letramento visual e o letramento midiático crítico. 

Downloads

Referências

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

Cazden, E. A. (2021). Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. Belo Horizonte: LED.

Donaghy, K., & Xerri, D. (2017). The image in ELT: an introduction.In: Donaghy, K., Xerri, D. The Image in English Language Teaching. Malta: Elt Council.

Duarte, R. (2002). Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Freire, P. (1989). A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez.

Kellner, D., & Share, J. (2007) Critical media literacy, democracy, and the reconstruction of education. In D. Macedo & S.R. Steinberg (Eds.), Medialiteracy: A reader. New York: Peter Lang Publishing, 3-23.

Kersch, D., & Lesley, M. (2019) Hosting and healing: A framework for critical media literacy pedagogy. Journal of Media Literacy Education, 11(3), 37-48. DOI: https://doi.org/10.23860/JMLE-2019-11-3-4

Kress, G., & Van Leeuwen, T. (1996). Reading Images: the grammar of visual design. Londres: Routledge.

Kress, G., Jewitt, C., Ogborn, J., & Tsatsarelis, C. (2001) Multimodal Teaching and Learning: rhetorics of the science classroom (London, Continuum)

Ribeiro, A. E. (2020) Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula (Linguagens e tecnologias). Parábola Editorial. Edição do Kindle.

Rojo, R., & Moura, E. (2012) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial.

Rojo, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Rojo, R., Moura, E. (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editoral.

Serafini, F. (2014). Reading the visual: An introduction to teaching Multimodal Literacy. Teachers College, Columbia University.

Suarez, A. R. (2018). Educação, cinema e linguagem cinematográfica: entrecruzamentos para uma metodologia de leitura fílmica crítica na formação inicial de professores de artes visuais [Dissertation, Universidade Estadual de Ponta Grossa].

The New London Group. (1996). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review 66 (1), 60-93. https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u DOI: https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Trarbach, M. V., & Kersch, D. F. (2024). A presença de filmes e séries nas aulas de línguas: percepções de alunos e professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21324. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21324

Edição

Seção

Publicação Contínua