Revisitando o programa dos CIEP, após 38 anos: debates na câmara municipal de Nova Iguaçu (RJ) sobre sua construção e financiamento

Autores

  • Mateus Henrique Alexandrino Guimarães Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19600

Palavras-chave:

Campo político, CIEP, Educação em Tempo Integral, História Local

Resumo

O presente artigo aborda a chegada dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) a Nova Iguaçu-RJ, buscando problematizar os aspectos pedagógicos de tal política educacional na sociedade local. Partindo do recorte temporal dessa política (1983 a 1995) utilizamos, metodologicamente, análise documental de fontes como as atas da Câmara Municipal; reportagens divulgadas em jornais e entrevistas com profissionais de CIEP e moradores do município. Utilizamos ainda referencial teórico pautado no conceitos de campo (Bourdieu), e de cidadania (Demo) e da História local (Cavalcanti), o que possibilitou perceber a recorrência de debates acerca do aspecto pedagógico dos CIEP nas fontes, tendo como resultado a evidência de um processo de constituição de concepção pedagógica elaborada pelos “apossados” do campo político – idealizadores e vereadores –, mas sob a influência dos “profanos” – o público-alvo da política.

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Biografia do Autor

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Graduada em Letras e Pedagogia, pela Universidade Santa Úrsula. Mestra em Teoria Literária e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Atua na área da Educação, investigando as seguintes temáticas: educação integral e(m) tempo integral; formação de professores; políticas de educação em tempo integral . Coordena o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO) e o grupo de pesquisa a ele acoplado - Educação integral em tempo integral: História, políticas e práticas.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

Guimarães, M. H. A., & Coelho, L. M. C. da C. (2024). Revisitando o programa dos CIEP, após 38 anos: debates na câmara municipal de Nova Iguaçu (RJ) sobre sua construção e financiamento. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19600. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19600

Edição

Seção

Publicação Contínua