Concepções, projetos e experiências de educação integral no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13541Palavras-chave:
Educação integral. Concepções. Experiências.Resumo
A educação integral está em pauta nos discursos políticos, acadêmicos e midiáticos no Brasil. Por isso, é relevante entender o que significa educação integral, quais são as compreensões vigentes desse conceito. Assim, o objetivo deste ensaio é analisar a educação integral sob uma perspectiva histórica, compreendendo as diferentes matrizes ideológicas de diversas concepções, principalmente daquelas que chegaram ao Brasil e foram, de diversas formas, concretizadas. Em relação às experiências brasileiras de educação integral, têm havido historicamente a preponderância de fatores políticos e financeiros em detrimento de aspectos pedagógicos e sociais, com algumas exceções, cujo foco foi a educação integral humanizadora. Também foi possível confirmar que o tema da educação integral se mantém relevante por ser objeto de projetos e experiências em andamento em muitos municípios e estados. Foi possível ainda explicitar como suas diversas compreensões remetem a diferentes visões de sociedade, para as quais deve-se ter um olhar crítico, para que possa contribuir para uma escolarização socialmente justa e democrática.
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