Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: agenda para a nova década
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14146Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; direito à educação; políticas públicas; práticas pedagógicas; formação humana e integral.Resumo
Este artigo analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na vertente da escolarização, identificando, na concepção dos professores, os principais desafios que se apresentam à modalidade no tempo presente. As reflexões tecidas são resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, que estabeleceu como procedimento metodológico e campo de investigação a observação participativa de dois cursos de extensão promovidos pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destinados aos professores da EJA do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, respectivamente. As principais considerações do estudo abordam os desafios para a afirmação da EJA enquanto direito social e subjetivo; o retrocesso das políticas públicas destinadas aos jovens, adultos e idosos interditados do direito à educação após o golpe de 2016 e as implicações dos desafios das políticas públicas, inclusive da formação docente, nas práticas pedagógicas.
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