A educação de jovens e adultos no município de Marília no período de 2009-2019
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16796Palavras-chave:
Analfabetismo, Direito à Educação, Plano Municipal de Educação de Marília, Plano Nacional de Educação, Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)Resumo
A modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi instituída pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) em 1996. A EJA é destinada às pessoas maiores de 18 anos que não concluíram os ensinos fundamental e médio e esta modalidade da educação é a oportunidade para que prossigam ou iniciem a escolaridade. O objetivo do estudo foi identificar como é organizada a oferta desta modalidade no município de Marília entre 2009-2019 e verificar suas características, seus possíveis avanços e/ou retrocessos. A pesquisa contou com bolsa de IC da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP). A metodologia utiliza a abordagem qualitativa e as pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa documental consistiu no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025) e na Sinopse Estatística do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como resultados, identificamos um descompasso entre as metas estabelecidas no PME (2015-2025) e as matrículas realizadas na EJA no município estudado que vêm diminuindo acentuadamente entre 2009-2019. Verificamos também no PPP de duas escolas pesquisadas, que ambas trazem em seu Plano de Ensino para a EJA, conteúdos repetitivos e uma linguagem direcionada às crianças, constituindo-se numa metodologia inadequada para o público-alvo, majoritariamente composto por adultos e idosos acima de 60 anos, desconsiderando o contexto de vida de seus educandos, suas trajetórias e vivências, contrário ao que propõe Paulo Freire em seu método e alfabetização de adultos para a “leitura da palavra e leitura do mundo”.
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