Tudo é novo? uma análise das significações de “inovação curricular” no Novo Ensino Médio

Autores

  • Diego Miranda da Silva Universidade Federal da Paraíba, Areia, Paraíba, Brasil.
  • Ângela Cristina Alves Albino Universidade da Federal Paraíba, Areia, Paraíba, Brasil.
  • Rafael Ferreira de Souza Honorato Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19341

Palavras-chave:

BNCC, Inovação, Novo ensino médio

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as concepções de inovação educacional presentes na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) e nas propagandas publicitárias do Novo Ensino Médio. De cunho qualitativo, documental e bibliográfico, o estudo analisou as propagandas do Novo Ensino Médio veiculadas na TV, rádio, redes sociais, além do documento oficial da BNCC e da Lei 13415/2017. Com base nos dados, adotamos a abordagem da Análise Crítica do Discurso, desenvolvida por Fairclough, na qual considera a prática discursiva como uma forma de confronto por hegemonia, capaz de reproduzir, reorganizar ou contestar as normas discursivas estabelecidas. Nas propagandas, o Novo Ensino Médio é apresentado como uma inovação, mas a BNCC é, intertextual e interdiscursiva baseada em filosofias educacionais neoliberais das décadas de 70 e 90, dando prioridade a uma educação centrada nos princípios do mundo do trabalho e negligenciando outras áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Diego Miranda da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Areia, Paraíba, Brasil.

Graduando em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

Ângela Cristina Alves Albino , Universidade da Federal Paraíba, Areia, Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade da Federal Paraíba, professora pela mesma instituição e lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, Paraíba, Brasil.

Doutor em Educcação pela Universidade Federal da Paraíba, professor da Universidade Estadual da Paraíba e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC)

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Silva, D. M. da, Albino , Ângela C. A., & Honorato, R. F. de S. (2023). Tudo é novo? uma análise das significações de “inovação curricular” no Novo Ensino Médio. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19341. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19341