Tudo é novo? uma análise das significações de “inovação curricular” no Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19341Palavras-chave:
BNCC, Inovação, Novo ensino médioResumo
O objetivo do artigo é analisar as concepções de inovação educacional presentes na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) e nas propagandas publicitárias do Novo Ensino Médio. De cunho qualitativo, documental e bibliográfico, o estudo analisou as propagandas do Novo Ensino Médio veiculadas na TV, rádio, redes sociais, além do documento oficial da BNCC e da Lei 13415/2017. Com base nos dados, adotamos a abordagem da Análise Crítica do Discurso, desenvolvida por Fairclough, na qual considera a prática discursiva como uma forma de confronto por hegemonia, capaz de reproduzir, reorganizar ou contestar as normas discursivas estabelecidas. Nas propagandas, o Novo Ensino Médio é apresentado como uma inovação, mas a BNCC é, intertextual e interdiscursiva baseada em filosofias educacionais neoliberais das décadas de 70 e 90, dando prioridade a uma educação centrada nos princípios do mundo do trabalho e negligenciando outras áreas do conhecimento.
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