O uso do Design Thinking no desenvolvimento de jogos digitais para o ensino da química na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17778Palavras-chave:
Ensino de Química, Jogos Digitais, Design ThinkingResumo
Este estudo objetivou descrever como o Design Thinking pode contribuir para o desenvolvimento de jogos digitas destinados ao ensino de Química, considerando as necessidades dos educadores que ministram esta disciplina e a realidade dos educandos na qual estão inseridos. Cumpriu-se por meio de uma pesquisa do tipo aplicada, com o jogo digital junto à docência e aos alunos do Ensino Médio de uma Instituição de Educação Básica privada, localizada em um município da Região Sul de Minas Gerais. Ainda, por meio do estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, para compreender como o Quiz Digital desenvolvido foi suficiente para a promoção da aprendizagem significativa dos conteúdos de Química. Por meio da fala da docência e dos alunos, mediante avaliação do processo de experimentação, constatou-se que o jogo digital desenvolvido possui potencial como método inovador e ativo para o ensino de Química. Concluiu-se que o Design Thinking pode favorecer o processo de desenvolvimento de jogos digitais para o ensino de Química, considerando as necessidades dos educadores e a realidade na qual estão inseridos os seus alunos, e que por meio da avaliação dos participantes, pode-se assegurar que o processo afirma-se enquanto metodológico, inovador e ativo para promoção da aprendizagem significativa.
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