Projeto minha escola é minha nação: caminhos para construção da identidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16475Palavras-chave:
Assembleia de classe, Gestão democrática, Programa ensino integral, Protagonismo juvenil, Sentimento de pertencimentoResumo
Este estudo apresenta e discute as ações para a implantação de um projeto, dentro de uma unidade escolar da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, inserida no Programa Ensino Integral [PEI], localizada na cidade de Piracicaba – SP, como forma de garantir a ampliação da gestão democrática dentro da escola. O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir a relação da constituição do projeto de forma integral, com os resultados das ações que já foram realizadas na escola. Foram analisados os documentos da escola, bem como os documentos legais e bibliografia pertinente, com o propósito de embasar teoricamente o projeto, e dar-lhe bases fundamentadas para sua implantação, que tem como propósito ampliar os espaços democráticos dentro da unidade através da implantação de Assembleias de Classe, corroborando com sua gestão democrática e, ainda, no intuito de propiciar à escola, um caminho para uma identidade própria. Tanto a literatura estudada, quanto os documentos internos da escola, além dos resultados das ações já realizadas na escola, validaram a viabilidade do projeto, e foram ao encontro de suas propostas, assim como também este, encontrou apoio legal para sua efetivação. A partir das análises dos dados das ações já realizadas na escola, foi possível encontrar resultados positivos que corroboram com a continuidade de suas práticas bem-sucedidas, tendo em vista a implantação integral do projeto.
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