Projeto minha escola é minha nação: caminhos para construção da identidade escolar

Autores

  • Renata Pereira de Lacerda instituto PECEGE, Piracicaba, São Paulo, Brazil.
  • Rosebelly Nunes Marques Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16475

Palavras-chave:

Assembleia de classe, Gestão democrática, Programa ensino integral, Protagonismo juvenil, Sentimento de pertencimento

Resumo

Este estudo apresenta e discute as ações para a implantação de um projeto, dentro de uma unidade escolar da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, inserida no Programa Ensino Integral [PEI], localizada na cidade de Piracicaba – SP, como forma de garantir a ampliação da gestão democrática dentro da escola. O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir a relação da constituição do projeto de forma integral, com os resultados das ações que já foram realizadas na escola. Foram analisados os documentos da escola, bem como os documentos legais e bibliografia pertinente, com o propósito de embasar teoricamente o projeto, e dar-lhe bases fundamentadas para sua implantação, que tem como propósito ampliar os espaços democráticos dentro da unidade através da implantação de Assembleias de Classe, corroborando com sua gestão democrática e, ainda, no intuito de propiciar à escola, um caminho para uma identidade própria. Tanto a literatura estudada, quanto os documentos internos da escola, além dos resultados das ações já realizadas na escola, validaram a viabilidade do projeto, e foram ao encontro de suas propostas, assim como também este, encontrou apoio legal para sua efetivação. A partir das análises dos dados das ações já realizadas na escola, foi possível encontrar resultados positivos que corroboram com a continuidade de suas práticas bem-sucedidas, tendo em vista a implantação integral do projeto.

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Biografia do Autor

Renata Pereira de Lacerda, instituto PECEGE, Piracicaba, São Paulo, Brazil.

MBA Gestão Escolar. Graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil(2003)
PEB II do Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5428-4801

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil.

Docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES/ESALQ).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8726-3211

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Publicado

2021-09-25

Como Citar

Lacerda, R. P. de ., & Marques, R. N. . (2021). Projeto minha escola é minha nação: caminhos para construção da identidade escolar. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16475. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16475

Edição

Seção

Publicação Contínua