O currículo cultural da Educação Física: a educação comparada sobre as perspectivas contemporâneas em torno do currículo

Autores

  • Fabio Richard Oechsler Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
  • Adolfo Ramos Lamar Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
  • Carolaine Tormena Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18344

Palavras-chave:

Palavras-chaves: Concepções. Práticas Corporais. Teorias pós-críticas.

Resumo

Este artigo tece contribuições contemporâneas sobre o currículo cultural da Educação Física. O objetivo geral da pesquisa é analisar as principais concepções atuais do currículo cultural da Educação Física, e tem como objetivos específicos comparar e demonstrar as perspectivas dos autores em torno do currículo cultural da Educação Física e sua importância para as aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e comparativo. Conclui-se que o currículo cultural da Educação Física rompe com os paradigmas tradicionais da área, e propõe a promoção de uma disciplina crítica, respeitada e autêntica.

 

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Biografia do Autor

Fabio Richard Oechsler, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Advogado; professor universitário de Direito Constitucional e Empresarial (Uniasselvi); pesquisador sobre a ontologia da educação (Furb); graduado em Direito pelo Centro Universitário Dante (UniDante); pós-graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Educamais; pós-graduado (lato sensu) em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Constitucional Administrativo pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); pós-graduado (lato sensu) em Direito Civil e do Consumidor pelo Centro Universitário União das Américas (UniAmérica); Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb); participante do grupo de pesquisa Saberes de Si, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da Furb), que promove diálogos e discussões sobre educação, escola, cultura, poder, alteridade e diversidade a partir de conceitos e teorias que possibilitam uma abordagem problematizadora das certezas e verdades acerca dessas práticas. Tem interesse por Filosofia, Filosofia do Direito, Filosofia da Educação, Hermenêutica (filosófica e jurídica), Existencialismo, Ontologia (com foco na filosofia ontológica de Martin Heidegger) e Ontologia da Educação.

Adolfo Ramos Lamar, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Possui doutorado em Educação e Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, pósdoutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Tem experiência nas áreas de Educação, Epistemologia, Educação Agrária, Educação Comparada, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Consultor ad-hoc de publicações periódicas e agências de fomento. É Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB, Grupo Paideia - Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Direitos Humanos e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. É um dos fundadores e cocoordenadores do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE) e foi pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC. Participou como pesquisador dos projetos interinstitucionais: Alfa PlanGIES - Planejamento e Gestão das IES: relação da universidade com o entorno social para a promoção do desenvolvimento regional sustentável (União Europeia e America Latina), Os Mapas Conceituais e Temáticos da EJA em Ibero-América(CNPq) e PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste (FAPESP) e os projetos do MERCOSUL "Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el Contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior" e "Dilemas de novas culturas de produção de conhecimento. Os programas de Pós-graduação à distância no Mercosul. Formatos, regulações e acreditação" e do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE).Tem experiência de Ensino em Cursos de Graduação e/ou Pósgraduação em Educação, Pedagogia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Farmácia, Administração, Ciências Exatas e Naturais, Fisioterapia, Farmácia, Filosofia, Meio Ambiente, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharias, Fisioterapia, Economia, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Ciências Contábeis, Nutrição, Marketing, Moda, Letras, Arte, Serviço Social, Biologia, Direito, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Geografia, Turismo, Gastronomia, Dança, Arquitetura, Design, Gastronomia, Odontologia, Geografia, Matemática e Jornalismo e Ensino Médio e EPT. Cocoordenador dos I e III SIPROTEC - Seminários Integrado IFC-FURB de Educação Profissional e Tecnológica, 2019 e 2022.

Carolaine Tormena, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Educação Física (Bacharelado) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021). Graduada em Educação Física (Licenciatura) pelo Centro Universitário de Brusque (2019). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Única de Itapinga. Atualmente mestranda em Educação pela FURB participante do grupo de pesquisa EDUCOGITANS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área de Educação Física Escolar e nas modalidades esportivas Futebol e Futsal.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Oechsler, F. R., Lamar, A. R., & Tormena, C. (2023). O currículo cultural da Educação Física: a educação comparada sobre as perspectivas contemporâneas em torno do currículo. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18344. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18344