Impacto do ensino remoto durante o período de pandemia na aprendizagem de Química: uma revisão sistemática

Autores

  • Nikaele Sousa Moreira Instituto Federal Goiano, Ceres. Goiás, Brasil.
  • Ilmo Correa Silva Instituto Federal Goiano, Ceres. Goiás, Brasil.
  • Fausto de Melo Faria Filho Instituto Federal Goiano, Ceres. Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20998

Palavras-chave:

Ensino de Química, Período Pandêmico, Tecnologias na educação

Resumo

Com intuito verificar os impactos da inserção do ensino remoto durante o período de pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de química, este trabalho foi realizado nos moldes de uma revisão sistemática nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e SciELO, utilizando como descritores "ensino química” “ensino remoto”, e “pandemia”, no período de março de 2020 a setembro de 2022. Foram selecionados nove artigos científicos de periódicos revisados por pares, de acesso aberto e na língua portuguesa. Por meio da leitura e análises dos trabalhos, constatamos que o ensino de química de forma remota no período pandêmico representou um desafio para os professores e alunos, que tiveram que se adaptar à nova realidade de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, podemos pontuar aspectos positivos, como a oportunidade de proporcionar uma aprendizagem de forma dinâmica e interativa, e negativos como a falta de conhecimento tanto dos professores quanto dos alunos sobre os recursos digitais em prol da educação. Portanto, o ensino remoto e as tecnologias podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, porém deve ser feito com planejamento e domínio da tecnologia para que o ensino seja efetivo.

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Biografia do Autor

Nikaele Sousa Moreira, Instituto Federal Goiano, Ceres. Goiás, Brasil.

Licenciada em Química (2018) pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Ceres. Mestra em Química (2019-2021) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Formação de professores e práticas educativas (2021-2022) pelo IF Goiano, e atualmente doutoranda em Química pela UFG, sendo integrante do Grupo de Microfluídica e Eletroforese (GME) em que atua na microfabricação de dispositivos analíticos em substratos de baixo custo com ênfase em aplicações bioanalíticas.

Ilmo Correa Silva, Instituto Federal Goiano, Ceres. Goiás, Brasil.

Graduado em LICENCIATURA E BACHAREL EM QUÍMICA pela FAHUPE - Faculdade de Humanidades Pedro II (1996); Pós-graduado em QUÍMICA pela UFLA- Universidade federal de Lavras (2003); Pós-graduado em FÍSICA pela UnB-Uiversidade de Brasília (2006); Pós-graduado em GESTÃO AMBIENTAL pela FINOM-Faculdade Noroeste de Minas (2009). MESTRADO EM EDUCAÇAO AGRÍCOLA pela UFRRJ- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade - UFG- Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente é professor do INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Ambiental, Química Geral, Fisico-química, Química Orgânica e Controle de Qualidade em Alimentos.

Fausto de Melo Faria Filho, Instituto Federal Goiano, Ceres. Goiás, Brasil.

Professor de Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Possui graduação em Física (bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (2009), graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2012), está cursando Matemática (Segunda licenciatura) pelo Centro Educacional Anhanguera (atual), possui mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2012) com período sanduíche na Universidade de São Paulo e doutorado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2017). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: amplificadores ópticos, filmes finos, campo magnético uniforme e magnetolipossomas. Atualmente é pesquisador na área de formação de professores, análise de currículo, tecnologias na educação e educação inclusiva. Foi gerente de Extensão do IF Goiano - Campus Ceres de agosto de 2018 a agosto de 2022. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e Gênero (Nepeds) do IF Goiano (conhecido como Todes por Um) desde 2020. Tem experiência em trabalhos editoriais e é idealizador e editor-chefe da revista trimestral digital informativa IF em movimento (ISSN: 2763-9312 - https://informatica.ifgoiano.edu.br/ifemmovimento/index.php/periodicos/).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Moreira, N. S., Silva, I. C., & Faria Filho, F. de M. (2024). Impacto do ensino remoto durante o período de pandemia na aprendizagem de Química: uma revisão sistemática. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20998. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20998

Edição

Seção

Publicação Contínua