Impacto do ensino remoto durante o período de pandemia na aprendizagem de Química: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20998Palavras-chave:
Ensino de Química, Período Pandêmico, Tecnologias na educaçãoResumo
Com intuito verificar os impactos da inserção do ensino remoto durante o período de pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de química, este trabalho foi realizado nos moldes de uma revisão sistemática nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e SciELO, utilizando como descritores "ensino química” “ensino remoto”, e “pandemia”, no período de março de 2020 a setembro de 2022. Foram selecionados nove artigos científicos de periódicos revisados por pares, de acesso aberto e na língua portuguesa. Por meio da leitura e análises dos trabalhos, constatamos que o ensino de química de forma remota no período pandêmico representou um desafio para os professores e alunos, que tiveram que se adaptar à nova realidade de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, podemos pontuar aspectos positivos, como a oportunidade de proporcionar uma aprendizagem de forma dinâmica e interativa, e negativos como a falta de conhecimento tanto dos professores quanto dos alunos sobre os recursos digitais em prol da educação. Portanto, o ensino remoto e as tecnologias podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, porém deve ser feito com planejamento e domínio da tecnologia para que o ensino seja efetivo.
Downloads
Referências
Alves, J. N., Faria, B. L., Lemos, P. G. A., Costa, C. M.; Silva, C. S. & Oliveira, R. M. S. R. (2020). Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, 18, 184-203. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850
Ausubel, D. (1963). The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton.
Barbosa, A. A. (2021). Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de Química. Revista Insignare Scientia, 4(6), 479-494. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175
Barros, B. C., Marini, C. & Reali, A. M. M. R. (2022). Práticas de ensino na pandemia: uma visão a partir do desenvolvimento bioecológico. Revista Contexto & Educação, 37(119), 1-20. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12114
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica.
Brasil (2020a). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -COVID-19. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília/DF.
Brasil (2020b). Medida provisória n° 934, de 1° de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília/DF.
Cani, J. B. (2019). Letramento digital de professores de Língua Portuguesa: cenários e possibilidades de ensino e de aprendizagem com o uso das TDIC. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos): Universidade Federal de Minas Gerais.
Cani, J. B (2020). Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século XXI. Revista Linguagem & Ensino, 23(2), 402-428. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17110
Cantoni, J., Rochembach, E. S., Chiapinoto, M. L. & Lauxen, A. A. (2021). Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas e desafios de constituir-se educador em tempos de pandemia. Revista Insignare Scientia, 4(3), 045 DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12130
Cardoso, A. P., Araujo, L. D., Liu, A. S. & Castro, M. C. (2022). Histórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de Pandemia. Revista Insignare Scientia, 5(2), 1-15. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12990
Custódio, M. M. (2021). Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de Química durante o ensino emergencial remoto. Monografia (Graduação em Química): Licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba.
Dias, E. & Pinto, F. C. F. (2020). A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(108), 545-554. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001
Fiocruz (2022). Portal Fiocruz. COVID-19: perguntas e respostas.
https://portal.fiocruz.br/es/coronavirus/perguntas-e-respostas?page=1
Fiori, R., Goi, M. E. J. (2020). O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, 18, 218-242. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807
Freire, P. (2007). Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Galvão, T. F. & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistêmicas da literatura: Passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183-184. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
Gonçalves, R. V. S. (2020). Novos desafios e estratégias de ensino dos professores de Química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do Covid-19. Monografia (Licenciatura em Química): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca.
Kistemann Junior, M. A., Amaral, C. C. & Giordano, C. C. (2022). Percepções e ações avaliativas na pandemia da Covid-19: o que relataram alguns professores de Matemática, Física, Química e Biologia. Educação Matemática Debate, 6(12), 1-25. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a16
Lampe, L. & Barin, C. S. (2022). Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID –19. Revista Insignare Scientia, 5 (1), 557-573. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12369
Leite, B. S. (2015). Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. Curitiba: Appris.
Leite, B. S. (2019). Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro. Scientia Naturalis, 1(3), 1-20
Li, Q., Guan, X. & Wu, P. et al. (2020). Early Transmission Dynamics in Wuhan, China, of Novel Coronavirus– Infected Pneumonia, The New England Journal of Medicine, 382(13), 1199–1207. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2001316
Machado, A. & Mortimer, E. (2007). Química para o ensino médio: Fundamentos, Pressupostos e o Fazer Cotidiano. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Unijuí.
Monteiro, M. M., PAULA, C. M. M., COSTA, M. & JARDIM, C. A. C. R. (2020). Os três momentos pedagógicos e os desafios do ensino remoto: Uma proposta de sequência didática para o ensino de Química abordando o tema depressão. Congresso nacional de pesquisa e ensino em ciências – V CONAPESC.
Moran, J. M. (2006). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus.
Moreira, A. D., Santos, A. R., Halmann, A. L. & Gomes, E. J. (2021). Ensino remoto, desafios e desigualdades educacionais: o enfrentamento à pandemia em Riacho de Santana, Bahia. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), 1-15. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16564 DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16564
Nunes, C. P., Raic, D. F. F., & Souza, E. M. F. (2021). Education in the pandemic: questions about teaching work, curriculum and remote teaching. Revista Tempos e Espaços em Educação,14(33), 316-47. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16047 DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16047
Pereira, L. C. K. P. et al. (2020). Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC. Revista Insignare Scientia, 3(5), 328-349. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11905
Ribeiro, F. V., Amorim, A. P. O. & Lopes, C. S. (2022). Discutindo fake news sobre química durante a pandemia da COVID-19: como elas têm influenciado os alunos? Revista Thema, 21(2), 387-401. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.387-401.2176
Rodrigues, N. C., Souza, N. R., Patias, S. G. O., Carvalho, E. T., Carbo, L. & Santos, A. F. S. (2021). Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, 10(4), 1-15. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13978
Sá, L. V. (2016). O uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química: uma análise dos trabalhos presentes na química Nova na escola à luz da teoria da atividade. 2016. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal da Bahia, Salvador. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20989
Sales, P. F. (2020). “Químiemcasa”: aspectos de um processo de ensino para a aprendizagem de Química em épocas de pandemia. Research, Society and Development, 9(11), 1-15. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10420 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10420
Saviani, D. (2020). Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados.
Schnetzler, R. P. (2002). A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25, 14-24. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004
Soares, L. V. & Colares, M. L. I. S. (2020). A educação integral em encontros regionais do grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR/UFOPA na Amazônia. Ensino em Perspectivas, 1(2), 1-18.
Sousa, L. G. & Valério, R. B. R. (2021). Química experimental no ensino remoto em tempos de Covid-19. Ensino em Perspectivas, 2(4), 1-10. DOI: https://doi.org/10.35265/2236-6717-208-12429
Squire, K. D. G. (2007). Learning and Society: Building a Field. Educational Technology.
Unesco (2022). Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Suspensão das aulas e resposta à COVID-19. https://pt.unesco.org/news/educacao-escolar-em-tempos-pandemia-navisaoprofessoresas-da-educacao-basica-uma-pesquisa
Yamaguchi, K. K. L. (2021). Ensino de química inorgânica mediada pelo uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente, 6(2), 1-15. https://www.researchgate.net/publication/353329105_ENSINO_DE_QUIMICA_INORGANICA_MEDIADA_PELO_USO_DAS_TECNOLOGIAS_DIGITAIS_NO_PERIODO_DE_ENSINO_REMOTO DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e041.id998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.