Movimento Escola sem Partido: anti-iluminismo, heteronomia, exclusão
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.18379Palavras-chave:
Escola sem Partido; Educação brasileira; GêneroResumo
Os últimos anos viram emergir no cenário brasileiro o Movimento Escola Sem Partido (ESP), conjunto de convicções e práticas que pressupõe haver em instituições de ensino brasileiras um tipo de catequese político-ideológica – por eles denominada “doutrinação marxista” –, assim como a disseminação do que chamam “ideologia de gênero”. O artigo propõe analisar aspectos do ESP em seu movimento de disputa pela escola e, de maneira mais ampla, por um projeto de sociedade, observando-o como expressão de um processo mais longo, de construção do autoritarismo no Brasil e do avanço de uma agenda contrarrevolucionária. Para tanto, os principais documentos analisados são aqueles emitidos pelo próprio Movimento, atendo-se às categorias pelas quais se organizam suas propostas – tais como os conceitos de liberdade, formação, ciência, política – e às ideias e julgamentos lançados contra o que se supõe serem os perigos de uma educação esquerdista, a saber: a implementação de uma nova escala de valores contrária ao capitalismo liberal e à moralidade vista como cristã. Concluímos apontando como esses supostos perigos representam, para o ESP, a possibilidade de reprimir, na escola, a sexualidade e o pensamento, e de opor-se aos esforços educacionais que têm procurado gerar uma educação secular comprometida com a democratização da educação.
Downloads
Referências
Adorno, T. W. (1995). Palavras e sinais: modelos críticos. Petrópolis: Vozes.
Arendt, H. (2022). Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva.
Como o marxismo se infiltrou no Brasil? Veja a opinião do escritor Percival Puggina. (2022). Recuperado em 17 de agosto de 2022 de Brasil Paralelo: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/marxismo-no-brasil
Betim, F. (2020, 18 de fevereiro). Professora de inglês sofre processo disciplinar por falar sobre feminismo em cidade berço do MBL. El País. Recuperado de https://brasil.elpais.com/brasil/2020-02-17/professora-de-ingles-sofre-processo-disciplinar-por-falar-sobre-feminismo-em-cidade-berco-do-mbl.html?ssm=whatsapp
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Caram, B. (2019). Ideologia de gênero é coisa do capeta, diz Bolsonaro na Marcha para Jesus. Folha de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/ideologia-de-genero-e-coisa-do-capeta-diz-bolsonaro-na-marcha-para-jesus.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa
Carvalho, O. de. (2015). Cretinices gramscianas [página da web]. Recuperado de https://olavodecarvalho.org/tag/antonio-gramsci/
Chauí, M. (1991). Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. Brasília: Editora brasiliense.
D’Afonseca, V. C. P. (2006). Sobre educação e política: Hannah Arendt, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o homem trágico. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88864
Anteprojetos. (n.d.-a). Recuperado em 29 de outubro de 2022 de Escola Sem Partido: http://escolasempartido.org/anteprojeto-lei-municipal/
Direito dos pais ou do Estado?. (n.d.-b). Recuperado em 25 de setembro de 2018 de Escola Sem Partido: http://escolasempartido.org/66-direito-dos-pais-ou-do-estado
FAQ (n.d.-c). Recuperado em 22 de setembro de 2019 de Escola Sem Partido: http://escolasempartido.org/faq/
Perguntas e respostas. (n.d.-d). Recuperado em 27 de maio de 2021 de Escola Sem Partido: http://escolasempartido.org/perguntas-e-respostas/
Quem somos. (n.d.-e). Recuperado em 27 de maio de 2021 de Escola Sem Partido: http://escolasempartido.org/quem-somos/
Representação. (n.d.-f). Recuperado em 25 de setembro de 2019 de Escola Sem Partido: http://escolasempartido.org/images/representacao_MP.doc
Escola sem Partido [@escolasempartidooficial]. (2020a, 27 Julho). Barroso, o "iluminista", professa sua fé nos dogmas da religião do gênero [Fotografia]. Instagram. https://www.instagram.com/p/CDJSLFJp_zj/?utm_source=ig_web_copy_link
Escola sem Partido [@escolasempartidooficial]. (2020b, 17 Março). Desconstrução da família tradicional ‒ em aula de Inglês [Fotografia]. Instagram. https://www.instagram.com/p/B92VLFNJwJk/?utm_source=ig_web_copy_link
Escola sem Partido [@escolasempartidooficial]. (2020c, 26 Junho). Ideologia em escola de MG [Fotografia]. Instagram. https://www.instagram.com/tv/CB5zAyVFWdm/?utm_source=ig_web_copy_link
Escola sem Partido [@escolasempartidooficial]. (2020d, 17 Junho). Por meio das universidades, a esquerda conseguiu transformar os professores da educação básica nos principais agentes da revolução cultural [Fotografia]. Instagram. https://www.instagram.com/p/CBjJYhHl0qx/?utm_source=ig_web_copy_link
Freire, P. (2019a). Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (2019b). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (2003). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Freud, S. (2010). O mal-estar na civilização e outros textos [1930-1936]. São Paulo: Companhia das Letras.
Gramsci, A. (2001). Cadernos do cárcere: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização brasileira.
Kant, I. (2022, 4 de julho). Resposta à pergunta: o que é o Esclarecimento?. Recuperado de <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5158861/mod_resource/content/1/09.%20Kant.%20O%20que%20%C3%A9%20o%20Esclarecimento.pdf>
Brasil. (1990). Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 (Dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Brasil. (1996). Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2003). Lei nº 10639 de 9 de janeiro de 2003 (Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=L10639&text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias
Löwy, M. (2010). Ideologias e ciência social: Elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez.
Marcuse, H. (1981). Contra-revolução e revolta. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
Martinez-Vargas, I., & Pinho, A. (2019, 3 de setembro). Doria manda recolher material sobre identidade de gênero por suposta apologia. Folha de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/doria-manda-recolher-material-que-cita-identidade-de-genero-e-fala-em-apologia.shtml
Ministério das Relações Exteriores. (2021, 09 de novembro). Discurso do Ministro Ernesto Araújo na cerimônia de formatura da turma João Cabral de Melo Neto (2019-2020) do Instituto Rio Branco. Gov.br. https://www.gov.br/funag/pt-br/centrais-de-conteudo/politica-externa-brasileira/discurso-do-ministro-ernesto-araujo-na-cerimonia-de-formatura-da-turma-joao-cabral-de-melo-neto-2019-2020-do-instituto-rio-branco.
Oliveira, J. C. (2019, 22 de janeiro). Nova composição da Câmara ainda tem descompasso em relação ao perfil da população brasileira Câmara dos deputados. Recuperado de https://www.camara.leg.br/noticias/550900-nova-composicao-da-camara-ainda-tem-descompasso-em-relacao-ao-perfil-da-populacao-brasileira/
Pains, C. (2018, 29 de outubro). Deputada eleita por partido de Bolsonaro cria polêmica ao pedir que estudantes denunciem professores. O Globo. Recuperado de https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/deputada-eleita-por-partido-de-bolsonaro-cria-polemica-ao-pedir-que-estudantes-denunciem-professores-23195716
Saviani, D. (1983). Escola e democracia. Cortez; Autores Associados.
Saviani, D. (1991). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez.
Schwarcz, L. M. (2019). Sobre o autoritarismo brasileiro. Rio de Janeiro: Companhia das Letras.
Tommaselli, G. C. G. (2018). Escola Sem Partido: indícios de uma educação autoritária. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório UNESP. http://hdl.handle.net/11449/166392
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.