Análise da tomada de decisão tática de coordenadores de curso de graduação de uma instituição de ensino superior comunitária no Brasil

Autores

  • Eduardo Bugallo Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Jefferson Marlon Monticelli Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21450

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Graduação, Sistema de informação, Universidade

Resumo

Objetivo: Este estudo visa analisar o ambiente de tomada de decisão tática dos coordenadores de cursos de graduação de uma universidade comunitária brasileira, considerando o papel desses tomadores de decisão. Método: Foi aplicado um estudo de caso, com coleta de dados por meio de pesquisa documental e grupos focais. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados mostraram que esses tomadores de decisão estão expostos a um ambiente tático complexo e heterogêneo, dependendo de informações de qualidade, conhecimento e repertório para qualificar suas decisões. No entanto, falta-lhes informações simétricas, personalizadas, amigáveis e ágeis para qualificar suas decisões. Conclusão: Identificamos que o contexto institucional requer que os gestores tomem decisões com prazos e recursos escassos, em contraste com a complexidade do ambiente que orienta esse processo. Portanto, é necessário que a universidade forneça um sistema de informação baseado em processos organizacionais, alinhado com a gestão estratégica.

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Biografia do Autor

Eduardo Bugallo, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação [Unilasalle], Mestre em Contabilidade e Controladoria [Unisinos], Bacharel em Ciências Contábeis [PUCRS], Bacharel em Administração [UAMSP], Especialista MBA em Gestão de Startups [UAMSP] e MBA em Negócios Digitais e Estratégia Competitiva [HSMu]. Atua com Desenvolvimento Imobiliário pela Realplan [Incorporações] e W Life [Imóveis]. Temas de Pesquisa: Desenvolvimento Imobiliário, Tomada de Decisão, Empreendedorismo e Inovação. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, ligado ao PPG em Educação da Unilasalle. CRCRS: 69.034 / CRECIRS: 40.723.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pesquisador Produtividade CNPq e Conselheiro Nacional de Educação nomeado em novembro de 2022. Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2012). Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar (1999) e em Neurociência do Desenvolvimento Humano pela Universidade La Salle (2021). Atualmente é consultor Ad Hoc do CNPq, professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle, na qual foi Vice-Reitor na gestão 2006-2009 e Reitor nas gestões de 2010-2022. É líder do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos e integrantes das redes de pesquisa: Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES); Red de Investigadores en Gobernanza Universitaria e Instituciones Educativas (RIGUED) e Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa (IESED-CHILE). Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. É parecerista de Revistas Científicas tais como: RAHIS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), Revista Diálogo, Revista de Educação ANEC, Vivências, Revista Científica UNIC-TED. Foi presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC) de 2015-2020 e atualmente é Conselheiro Titular desta instituição. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, educação superior, metodologias de ensino, educação na contemporaneidade, práticas educativas e educação de qualidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9767-5674 Academia.edu: https://independent.academia.edu/PauloFossatti ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Paulo-Fossatti-3 Linkedin: https://www.linkedin.com/in/paulo-fossatti-67913349/

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor assistente nível II no PPG da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É professor de pós-graduação (MBAs, Mestrado e Doutorado) de disciplinas relacionadas aos temas: Estratégia, Empreendedorismo e Negócios Internacionais. Membro do grupo de pesquisa GLOBAL (Grupo de Estudos em Estratégia, Gestão e NegóciosInternacionais da UNISINOS), Gestão Educacional nos diferentes contextos (da Universidade La Salle) e GEPEDER (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Regional da Universidade de Cruz Alta).Pós-Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Doutor e e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Formação em MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Controladoria e Bacharelado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou período de estágio doutoral na Uppsala University, Suécia. Membro titular da Câmara Especial de Gestão e Tecnologia do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.Foi um dos líderes do tema 09, divisão ESO, Enanpad 2019 (Instituições, Estratégia, Mudança e Desempenho), do tema 15, divisão ESO, 3Es2020 e Enanpad2020 (Estratégias de Coopetição) e do tema 07, divisão ESO, Enanpad 2021 (Cooperação e Competição nas Relações Interpessoais e Interorganizacionais), Enanpad 2022 (Relações Interorganizacionais e Interpessoais) tema 10, divisão ESO, 3Es2023 e Enanpad2023 (Relações Interorganizacionais e Interpessoais). Também foi líder do tema 15, no EGEPE 2024 (Negócios Familiares e Sucessão). Editor da área da Administração da revista BASE e editor temático da revista BAR. Seus temas de interesse são: Estratégia (coopetição; empresas de pequeno e médio porte); Negócios Internacionais (influência de instituições; indústrias altamente reguladas) Empreendedorismo (negócios familiares).

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Bugallo, E., Fossatti, P., & Monticelli, J. M. (2024). Análise da tomada de decisão tática de coordenadores de curso de graduação de uma instituição de ensino superior comunitária no Brasil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21450. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21450

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