Proposições de acompanhamento de egressos nos planos de desenvolvimento institucional das universidades federais
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16235Palavras-chave:
Ex - alunos, Gestão universitária, PDI, Planejamento e avaliaçãoResumo
O reconhecimento da demanda da avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, fez com que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) fosse compreendido como um dos principais instrumentos estratégicos para essa finalidade, e neste observa-se como indicador a ser inserido, o acompanhamento de egressos dos cursos de graduação e pós-graduação. Nessa vertente, o objetivo da pesquisa consiste em identificar as ações e metas previstas nos PDIs de 19 universidades federais brasileiras da região Sudeste para o acompanhamento de seus egressos. Para tanto, foi realizada, mediante abordagem qualitativa, uma pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados sinalizam que a maioria das instituições pesquisadas inseriu em seu macrodocumento de planejamento o tema, porém, com ações diferenciadas, dentre elas, destacamos dois grupos: um grupo visa à implementação da política e o outro pretende avançar para outras etapas do acompanhamento.
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