Proposições de acompanhamento de egressos nos planos de desenvolvimento institucional das universidades federais

Autores

  • Kellcia Rezende Souza Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Lausemar Freitas Sobrinho Freire Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16235

Palavras-chave:

Ex - alunos, Gestão universitária, PDI, Planejamento e avaliação

Resumo

O reconhecimento da demanda da avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, fez com que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) fosse compreendido como um dos principais instrumentos estratégicos para essa finalidade, e neste observa-se como indicador a ser inserido, o acompanhamento de egressos dos cursos de graduação e pós-graduação. Nessa vertente, o objetivo da pesquisa consiste em identificar as ações e metas previstas nos PDIs de 19 universidades federais brasileiras da região Sudeste para o acompanhamento de seus egressos. Para tanto, foi realizada, mediante abordagem qualitativa, uma pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados sinalizam que a maioria das instituições pesquisadas inseriu em seu macrodocumento de planejamento o tema, porém, com ações diferenciadas, dentre elas, destacamos dois grupos: um grupo visa à implementação da política e o outro pretende avançar para outras etapas do acompanhamento.

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Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação Escolar.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8663-4615

Lausemar Freitas Sobrinho Freire, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em administração pública.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7425-9136

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

Souza, K. R. ., & Freire, L. F. S. . (2021). Proposições de acompanhamento de egressos nos planos de desenvolvimento institucional das universidades federais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16235. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16235

Edição

Seção

Publicação Contínua