Seleção de diretores escolares no estado de São Paulo: o concurso público e as credenciais meritocráticas do candidato
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21335Palavras-chave:
Credenciais meritocráticas, Concurso público, Diretor escolar, Estado de São PauloResumo
Os critérios técnicos de mérito na seleção de diretores escolares, no Brasil, integram a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) (Brasil, 2014). No presente artigo analisamos as credenciais meritocráticas presentes nos editais de concurso público para o cargo de diretor escolar no estado de São Paulo. Por meio de uma abordagem bibliográfica e documental, investigamos como tais credenciais foram sendo modificadas ao longo do tempo, contemplando as análises dos editais dos concursos realizados no período de 1944 a 2017. Observamos que as credenciais meritocráticas sofrem mudanças a depender da conjuntura histórica, social e política, o que demonstra a complexidade da definição do conceito de meritocracia e quais critérios são compreendidos como necessários para a investidura no cargo o que permite inferir que a leitura e interpretação dos textos políticos dependem do que se lê, de como se lê e do contexto social e histórico da leitura.
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