Palavras-suspiro: uma escrita a partir de questões sensíveis e as possíveis apropriações pelo ensino de História

Autores

  • Guilherme Henrique da Silva Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Marizete Lucini Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19419

Palavras-chave:

Ensino de História, palavras-suspiro, questões sensíveis

Resumo

O presente ensaio é fruto de reflexões sobre as possibilidades de transgredir barreiras impostas pelo saber hegemônico a partir de uma escrita inspirada em questões sensíveis. Considerando a perspectiva da decolonialidade, entendemos como questões sensíveis a colonialidade de gênero, sexualidade, etnia e raça que está intrinsecamente ligada às relações de poder e dominação que foram estabelecidas desde o período colonial. Ela se manifesta nas formas como grupos são marginalizados, oprimidos e subalternizados com base em suas identidades. Trata-se, portanto, de um movimento de construção a partir de palavras que narram experiências no sentido benjaminiano, que são compartilhadas, transmitidas e se desdobram no seu fazer artesanal, possibilitando a emersão de outras Histórias, antes invisibilizadas. Ao considerarmos a potencialidade dessas palavras-suspiro, que são constituídas por sentimentos, nos direcionamos a pensar a importância dessa abordagem no Ensino de História, que nos desloca para uma análise crítica das condições sociais que possibilitaram tais eventos.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Mestre em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil, guilherme.henrique@msn.com, Pesquisador no Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/CNPq), 0000-0003-0391-5276. 

 

 

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil, marizetelucini@gmail.com, Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/CNPq), 0000-0003-1532-8968. 

 

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Publicado

2024-05-12

Como Citar

Silva, G. H. da, & Lucini, M. (2024). Palavras-suspiro: uma escrita a partir de questões sensíveis e as possíveis apropriações pelo ensino de História. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19419. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19419

Edição

Seção

Publicação Contínua