Acessibilidade para o ingresso e permanência do estudante surdo no Ensino superior: apresentação de produto educacional

Autores

  • Eloir da Silva Ferreira Instituto Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.
  • Andréa da Silva Miranda Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19240

Palavras-chave:

Cartilha, Educação, Pessoas surdas

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil. Sabendo disso, o poder público, por meio das instituições de ensino, deve garantir que o acesso à informação dessas pessoas não fique comprometido pela ausência de materiais informativos em sua língua e que elas recebam as informações necessárias tanto para o ingresso como para sua permanência no ambiente escolar até a conclusão de seus cursos, seja na educação básica ou no ensino superior, sem barreiras comunicacionais que as impeçam de prosseguir seus estudos. O presente artigo tem o objetivo de apresentar o produto educacional intitulado “Inclusão e Acessibilidade para o Estudante Surdo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)”. Trata-se de uma cartilha acessível em Libras, com informações que visam facilitar o entendimento de pessoas surdas sobre as modalidades de cursos, formas de oferta e de ingresso ao Instituto Federal do Pará (IFPA) e sobre o atendimento para o estudante surdo realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do referido instituto. Para a construção desse material foi realizada pesquisa documental nos principais documentos da instituição, a fim de nos apropriarmos daquilo que o IFPA oferta aos estudantes surdos dentro dos documentos que norteiam sua política de acessibilidade. O produto educacional elaborado apresenta-se como uma excelente ferramenta para orientar os estudantes surdos sobre como ingressar nesta instituição de ensino, contribuindo para que eles acessem informações relevantes que poderão auxiliar o seu processo de formação educacional.

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Ferreira, E. da S., & Miranda, A. da S. (2024). Acessibilidade para o ingresso e permanência do estudante surdo no Ensino superior: apresentação de produto educacional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19240. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19240

Edição

Seção

Publicação Contínua