Acessibilidade para o ingresso e permanência do estudante surdo no Ensino superior: apresentação de produto educacional
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19240Palavras-chave:
Cartilha, Educação, Pessoas surdasResumo
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil. Sabendo disso, o poder público, por meio das instituições de ensino, deve garantir que o acesso à informação dessas pessoas não fique comprometido pela ausência de materiais informativos em sua língua e que elas recebam as informações necessárias tanto para o ingresso como para sua permanência no ambiente escolar até a conclusão de seus cursos, seja na educação básica ou no ensino superior, sem barreiras comunicacionais que as impeçam de prosseguir seus estudos. O presente artigo tem o objetivo de apresentar o produto educacional intitulado “Inclusão e Acessibilidade para o Estudante Surdo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)”. Trata-se de uma cartilha acessível em Libras, com informações que visam facilitar o entendimento de pessoas surdas sobre as modalidades de cursos, formas de oferta e de ingresso ao Instituto Federal do Pará (IFPA) e sobre o atendimento para o estudante surdo realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do referido instituto. Para a construção desse material foi realizada pesquisa documental nos principais documentos da instituição, a fim de nos apropriarmos daquilo que o IFPA oferta aos estudantes surdos dentro dos documentos que norteiam sua política de acessibilidade. O produto educacional elaborado apresenta-se como uma excelente ferramenta para orientar os estudantes surdos sobre como ingressar nesta instituição de ensino, contribuindo para que eles acessem informações relevantes que poderão auxiliar o seu processo de formação educacional.
Downloads
Referências
Barros, M. B. (2016). Inclusão e Educação Profissional: a acessibilidade no Instituto Federal do Amazonas, campus Maués e sua Influência na educação do estudante surdo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Rio do Janeiro,
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.
Brasil. (2002). Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10436.htm.
Brasil. (2018). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm
Costa, F. G., Costa, V. S., Sousa, I. S. C. & Rodrigues, M. A. (2019). Cenário do Atendimento Educacional Especializado aos Alunos Surdos nas Escolas Públicas do Município de Uruçuí-PI. International Journal Education and Teaching, 2(3), 98-113. DOI: https://doi.org/10.31692/2595-2498.v2i3.104
Instituto Federal do Pará. (2018). Resolução n° 064/2018-Consup de 22 de Março de 2018. https://proen.ifpa.edu.br/documentos-1/13-resolucoes-do-consup/resolucao-do-consup/2018-2/1889-resolucao-n-064-2018-consup-ifpa-propoe-as-diretrizes-principios-composicao-e-atribuicoes-do-nucleo-de-atendimento-as-pessoas-com-necessidades-educacionais-especificas-do-ifpa/file
Kaplún, G. (2003). Material Educativo: A experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, 27, 46-60. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60
Mendes, N. F. O. (2019). Informações centrais de medicamento em Libras: Tradução comentada para instituir o direito e o acesso linguístico dos surdos na área da saúde. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina.
Moura, A. F. (2016). Acesso ao ensino superior: a experiência do aluno surdo no ensino médio. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Ramos, L. M. H., & Araújo, R. F. R. (2017). Uso de Cartilha Educacional Sobre Diabetes Mellitus no Processo de Ensino e Aprendizagem. Ensino, Saúde e Ambiente, 10(3), 94-105. DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v10i3.689
Rizzatti, I. M., Mendonça, A. P., Mattos, F., Rôças, G., Silva, M. A. B. V., Cavalcanti, R. J. S., & Oliveira, R. R. (2020). Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, 5(2), 1-17. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657
Silva, A. B.; & BODART, C. M. (2021). Reflexões sobre materiais didáticos para alunos surdos: Roma Antiga em Libras. Signótica, 32(4), e63312. DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.63312
Siqueira, D. S. L. (2022). O surdo no ensino superior possibilidades e estratégias. Primeira Evolução, 32(25), 47-52.
Souza, M. F. N. S., Araújo, A. M. B., Sandes, L. F. F., Freitas, D. A., Soares, W. D., Vianna, R. S. M., & Sousa, A. A. D. (2017). Principais Dificuldades e obstáculos enfrentados pela comunidade surda no acesso à saúde: uma revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, 19(3), 395-405. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201719317116
Wellichan, D. S. P., LINO, C. C. T. S, & Manzini, E. J. (2022). Biblioteca na vida de um estudante surdo: um relato de experiência. InCID, 12(2), 284-304. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p284-304
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.