Avaliação em Educação Física Escolar no ensino fundamental: o que dizem as produções acadêmicas?

Autores

  • Verônica Gesser Universidade Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.
  • Frederico de Oliveira Maia Universidade Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22101

Palavras-chave:

Avaliação. Educação Física. Escola. Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza de que forma são realizadas as práticas avaliativas nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. Optou-se como orientação metodológica a revisão sistemática da literatura, no arco temporal de 2019 a 2023 com buscas sendo feitas em bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram encontrados onze estudos que após analisados apontam para a necessidade de considerar a especificidade da Educação Física ao avaliar e que muitos docentes ainda encontram dificuldades para avaliar nesse componente curricular. Diante disso, é crucial investir na formação continuada docente, proporcionar melhores condições de trabalho, oferta de materiais pedagógicos adequados e suficientes e remuneração adequada para a carreira. Em suma, é preciso que as práticas avaliativas sejam construídas dentro de uma concepção mais cultural e humanista, visando promover uma educação mais inclusiva, crítica e reflexiva.

 

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Biografia do Autor

Verônica Gesser, Universidade Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação - Florida International University, USA (Scholarship FIU). Líder do Grupo de pesquisa de Políticas e Práticas de Currículo e Gestão da Universidade Vale do Itajaí/SC.

Frederico de Oliveira Maia, Universidade Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

 Licenciado em Educação Física pela Faculdade Integrada do Ceará (2009). Mestre em Educação pela Universidade Vale do Itajaí/SC (2023). Possui Especialização em Fisiologia e Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico pela Faculdade Farias Brito (2011 ) e Especialização em Futebol e Futsal pela Faculdade Lourenço Filho (2020). Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na modalidade Supervisão da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao subprojeto UECE- Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Atualmente é Professor Efetivo da Educação Básica da disciplina de Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza onde leciona nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Gesser, V., & Maia, F. de O. (2024). Avaliação em Educação Física Escolar no ensino fundamental: o que dizem as produções acadêmicas?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e22101. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22101

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