Avaliação em Educação Física Escolar no ensino fundamental: o que dizem as produções acadêmicas?
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22101Palavras-chave:
Avaliação. Educação Física. Escola. Ensino FundamentalResumo
Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza de que forma são realizadas as práticas avaliativas nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. Optou-se como orientação metodológica a revisão sistemática da literatura, no arco temporal de 2019 a 2023 com buscas sendo feitas em bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram encontrados onze estudos que após analisados apontam para a necessidade de considerar a especificidade da Educação Física ao avaliar e que muitos docentes ainda encontram dificuldades para avaliar nesse componente curricular. Diante disso, é crucial investir na formação continuada docente, proporcionar melhores condições de trabalho, oferta de materiais pedagógicos adequados e suficientes e remuneração adequada para a carreira. Em suma, é preciso que as práticas avaliativas sejam construídas dentro de uma concepção mais cultural e humanista, visando promover uma educação mais inclusiva, crítica e reflexiva.
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