A identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19431Palavras-chave:
Identidade Docente., Professores., Tecnologias Educacionais.Resumo
Este artigo apresenta a construção da identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais em uma escola da rede pública de ensino no município de Aracaju-SE/Brasil. Tem como principal objetivo identificar a base epistemológica na construção da identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com viés descritivo, caracterizada como estudo de caso. A produção de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas online, que contou com a participação de 12 (doze) professores pertencentes ao quadro efetivo de funcionários da rede estadual, atuantes em escolas da capital Aracaju. Os resultados revelaram uma identidade docente alicerçada na Pedagogia Relacional professor/aluno/conhecimento, em que o professor atua como mediador, assim como a necessidade da aplicabilidade das tecnologias educacionais para práticas pedagógicas interativas, com sentido, inovadoras e que dão dinamicidade ao ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Andruchak, A. L. (2016). Os Sentidos dos Estudantes de Licenciatura: socialização, aprendizagens e identidade docente. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Brasil. (2016). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. recuperado de http://coselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Castilho, A. G. (2016). As Implicações e o Impacto para o Trabalho Docente com as Novas Tecnologias na Escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG.
Charlot, B. (2005). Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.
Gil, A. C. (2006). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas.
Kenski, V. M. (2012). Educação e tecnologias: o novo ritmo de informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus.
Lima, I. P. de, & Ferrete, A. A. S. S. (2021). Tecnologias Digitais e Comunicação na Educação Básica. Revista Humanidades e Inovação, 8(42), 1-15.
Melo, I. M. de. (2018). O Sentido do (Ser) docente com a Tecnologia Digital pelo olhar da Fenomenologia-Existencial: um estudo sobre as práticas de professores em uma perspectiva interdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições) - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/RN.
Moran, J. M., Masetto, M. T., & Behrens, M. A. (2013). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus.
Santos, F. G. dos. (2014). A Percepção e a ação docente: enfoques teórico-práticos decorrentes do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel/PR.
Santos, W. L., Ferrete, A. A. S. S., & Alves, M. M. S. (2021). Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes. Educação Santa Maria, 46, 1-15. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644444201
Tesser, G. J. (1995). Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar, 10, 91-98. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.131
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Valle, L. A. C. (2020). Um olhar sobre a integração de tecnologias digitais e os conhecimentos profissionais do professor durante a ação pedagógica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação Multiunidades, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.