A identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais

Autores

  • Ana Cláudia Sousa Mendonça Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19431

Palavras-chave:

Identidade Docente., Professores., Tecnologias Educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta a construção da identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais em uma escola da rede pública de ensino no município de Aracaju-SE/Brasil. Tem como principal objetivo identificar a base epistemológica na construção da identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com viés descritivo, caracterizada como estudo de caso. A produção de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas online, que contou com a participação de 12 (doze) professores pertencentes ao quadro efetivo de funcionários da rede estadual, atuantes em escolas da capital Aracaju. Os resultados revelaram uma identidade docente alicerçada na Pedagogia Relacional professor/aluno/conhecimento, em que o professor atua como mediador, assim como a necessidade da aplicabilidade das tecnologias educacionais para práticas pedagógicas interativas, com sentido, inovadoras e que dão dinamicidade ao ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Sousa Mendonça, Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora da
rede pública da Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura de Sergipe (SEDUC-SE). Membro do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/CNPq/UFS) e Educação e Contemporaneidade (Educon/CNPq/UFS). 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Mendonça, A. C. S. (2024). A identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19431. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19431

Edição

Seção

Publicação Contínua