A utilização de TDICs para o ensino das nomenclaturas de substâncias Químicas Inorgânicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.18896Palavras-chave:
Ensino, EPT, Química, TDICsResumo
Essa pesquisa abrange as áreas de educação e de ciências enquanto campo necessário à contextualização da utilização de TDICs no processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, tem como objetivo investigar a utilização de TDICs para o ensino das nomenclaturas de substâncias Químicas Inorgânicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva com procedimentos bibliográficos, documentais e de estudo de caso com 19 professores de Química que atuam no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFSC. A coleta de dados empíricos se deu por meio de questionário estruturado, em ferramenta Google Forms, aplicado, virtualmente, no mês de setembro de 2022. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, considera-se que, apesar das dificuldades oriundas do ensino do conteúdo, os professores acreditam que a inserção de TDICs pode contribuir com a formação dos estudantes. Destaca-se a necessidade de romper com algumas resistências ainda presentes e, como fundamental, a formação continuada.
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