As Humanidades na formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal

Autores

  • Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20391

Palavras-chave:

Formação docente., Ensino superior., Processo de Bolonha.

Resumo

Neste artigo, discutimos a mudanças na formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal decorrentes das reformas impulsionadas pelo Processo de Bolonha. Por meio de uma abordagem hermenêutica, exploramos os resultados de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro diretores\coordenadoras de cursos de mestrado de universidades e de institutos politécnicos, a análise dos projetos pedagógicos e curriculares dos cursos e dos decretos que dispõem sobre o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior e da formação de professores no país. Com auxílio de Martha Nussbaum, problematizamos o espaço do estudo em humanidades nos cursos. Concluímos que os gestores e os objetivos dos mestrados para habilitação profissional do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal demonstram esforços isolados para promover e incentivar elementos humanísticos na formação docente, prevalecendo, entretanto, a formação profissional por meio competências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Integrante do grupo de de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (GEFFOP).

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Educação. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (GEFFOP).

 

Referências

Biesta, G. (2015). Teaching, teacher education, and the humanities: reconsidering education as a geisteswissenschaft. Educational Theory, 65(2), 665-679. https://doi.org/10.1111/edth.12141 DOI: https://doi.org/10.1111/edth.12141

Brasil. (2019). Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno.

Cenci, A. V., & Dalbosco, C. A. (2016). Educação Superior e formação humana: um diálogo com Pedro Goergen. Filosofia e Educação, 8(2), 141-167. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647118 DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647118

Cenci, A. V., Fávero, A. A., & Trombeta, G. L. (2009). Entre a formação e instrumentalização: a filosofia ainda tem algo a contribuir com os desafios formativos colocados à universidade? In: Cenci, A. V., Fávero, A. A., & Trombeta, G. L. (2009). Universidade, Filosofia e Cultura: Fetschrif em homenagem aos 50 anos de Filosofia da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, p. 13-26.

Dalbosco, C. A. (2009). O mestre na praça: sentido pedagógico das metáforas socráticas. Revista Espaço Pedagógico, 16(1), 50-57. https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7450

Dalbosco, C. A. (2015). Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior, 20(1), 123–142. https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100009

Dalbosco, C. A., Salomão, J. B., & Doro, M. (2021). Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 26(1), 157–176.

https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100009

Dalbosco, C. A., Maraschin, R., & Devechi, C. P. V. (2023). Educação Formadora. Passo Fundo: UPF Editora; Brasília: Editora da UnB.

Devechi, C.P.V., & Rincon, C. G. V. (2023). Formação de professores para educação infantil e anos iniciais: análise comparativa entre brasil e portugal. 10.1590/SciELOPreprints.5790 DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5790

Folque, M. A., Leal-da-Costa; M. C., & Arthur, A. (2016). A formação inicial e desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: os desafios do isomorfismo pedagógico. In: Correa, C. H. A. C., Cavalcante, L. I. P., & Bossoli, M. F. (2016). Formação de Professores em perspectiva. Manaus: EDUA, p.177-236.

Goergen, P. (2010). Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade. Educar, 37, 59-76. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000200005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000200005

Goergen, P. (2017). Bildung ontem e hoje: restrições e perspectivas. Revista Espaço Pedagógico, 24(3), 437-451. https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7758 DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7758

Goergen, P. (2019). Bildung ontem e hoje: restrições e perspectivas. In: Dalbosco, C. A., Mühl, E. H., & Flickinger, H. G. (2019). Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento? São Paulo: Cortez, p. 15-34.

Lenoir, Y. (2016). O utilitarismo de assalto às ciências da educação. Educar em revista, 61, 159-168. https://doi.org/10.1590/0104-4060.47109 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47109

Longui, S. M. (2009) . Pesquisa, universidade para quê? In: Cenci, A. V., Fávero, A. A., & Trombeta, G. L. (2009). Universidade, Filosofia e Cultura: Fetschrif em homenagem aos 50 anos de Filosofia da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, p. 217-225.

Mouraz, A., Leite, C. & Fernandes, P. (2012). A formação inicial de professores em Portugal decorrente do processo de Bolonha: uma análise a partir do “olhar” de professores e de estudantes. Revista portuguesa de pedagogia, 46(2), 189-209.

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_10 DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_10

Nussbaum, M.C. (2015). Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Paviani, J. (2009). Ainda é possível a formação universitária? In: Cenci, A. V., Fávero, A. A., & Trombeta, G. L. (2009). Universidade, Filosofia e Cultura: Fetschrif em homenagem aos 50 anos de Filosofia da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, p. 44-55.

Portugal. (2006). Decreto-Lei nº 74, de 24 de março de 2006. Dispõe sobre o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior. Conselho de Ministros. Diário da República.

https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2006-75326440

Portugal. (2014). Decreto-Lei nº 79, de 14 de maio de 2014. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Conselho de Ministros. Diário da República. https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2014-73250886

Portugal. (2023). Decreto-Lei nº 112, de 29 de novembro de 2023. Altera o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Conselho de Ministros. Diário da República. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/112-2023-224870952

Portugal. (2024). Decreto-Lei nº 23, de 19 de março de 2024. Altera o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Conselho de Ministros. Diário da República. https://files.diariodarepublica.pt/1s/2024/03/05600/0001400018.pdf

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Rincon, C. R. G. de V., & Devechi, C. P. V. (2024). As Humanidades na formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20391. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20391

Edição

Seção

Publicação Contínua