O lugar das humanidades na formação docente para a atuação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Glauciane Ferreira da Costa Andrade Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Aldenora Conceição de Macedo Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19551

Palavras-chave:

Formação de professoras(es)., Humanidades., Resolução CNE/CP nº 2/2019.

Resumo

Frente à urgência de problematizar as mudanças trazidas pelas CNE/CP nº 2/2019 que institui as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professoras(es) para a Educação Básica e estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professoras(es) da Educação Básica (BNC-Formação), discutimos o lugar das humanidades na formação docente para atuação na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, procedemos, inicialmente, à análise documental das legislações nacionais referente à formação de professoras(es): Resoluções CNE/CP nº 1/2002, nº 2/2015 e nº 2/2019 e CNE/CP nº 1/2006. Na sequência, realizamos entrevistas e aplicamos questionário à 18 coordenadoras(es) de cursos de pedagogia, de universidades federais de diferentes regiões do país, que se disponibilizaram a colaborar com a pesquisa. Dos dados produzidos, destacamos  três dimensões que discutimos a partir da perspectiva teórica de Biesta (2021), Nussbaum (2015) e Dalbosco (2015, 2019, 2021, 2022): a) Posicionamento acerca da Resolução CNE/CP nº 2/2019; b) Considerações sobre a linguagem da aprendizagem de competências e habilidades na formação docente; e c) Pontos de vista no que diz respeito ao espaço destinado aos estudos em humanidades nessas licenciaturas. A partir de um movimento hermenêutico, realizamos um exercício de escuta, interpretação e reflexão, que nos permitiu melhor entendimento da condição atual e a realidade próxima de transformações a ser enfrentada por tais cursos.

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Biografia do Autor

Glauciane Ferreira da Costa Andrade, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2018). Mestranda em Educação  pela Universidade de Brasília. Integrante do grupo de pesquisa Filosofia da Educação e formação de professores (GEFFOP). 

Aldenora Conceição de Macedo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2017). Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Integrante do grupo de pesquisa Filosofia da Educação e formação de professores (GEFFOP). 

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do grupo de pesquisa Filosofia da Educação e formação de professores (GEFFOP).

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Andrade, G. F. da C., Macedo, A. C. de, & Devechi, C. P. V. (2023). O lugar das humanidades na formação docente para a atuação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19551. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19551