A formação de professoras(es) para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP nº 2/2019
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18920Palavras-chave:
Docência Ampliada, Formação das(os) pedagogas(os), HumanidadesResumo
O artigo apresenta considerações de docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) em relação à formação da professora e do professor para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental diante das mudanças educacionais determinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no curso de Pedagogia, por meio da Resolução CNE/CP nº 2/2019, que revoga a CNE/CP nº 2/2015. Tem como base o estudo do Projeto Político-Pedagógico (PPPC) do curso de Pedagogia Diurno da Faculdade de Educação (FE) e dos resultados obtidos em dois questionários aplicados ao seu corpo docente e a integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Ao todo, foram 32 respostas, dentre as quais destacamos a existência de entendimentos diferentes. Enquanto há docentes que defendem o modelo de formação para uma ampla atuação, conforme Resolução CNE/CP nº 1/2006, outras(os) entendem que o curso deveria ter um foco mais específico na formação para a atuação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conclui que, embora o PPPC defina o objetivo formativo do curso, não há consenso docente acerca dos propósitos da formação, o que pode impactar diretamente na profissionalização da professora ou professor que atuará nessas etapas do ensino.
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