A formação de professoras(es) para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP nº 2/2019

Autores

  • Lorrany Martins de Almeida Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Aldenora Conceição de Macedo Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18920

Palavras-chave:

Docência Ampliada, Formação das(os) pedagogas(os), Humanidades

Resumo

O artigo apresenta considerações de docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) em relação à formação da professora e do professor para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental diante das mudanças educacionais determinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no curso de Pedagogia, por meio da Resolução CNE/CP nº 2/2019, que revoga a CNE/CP nº 2/2015. Tem como base o estudo do Projeto Político-Pedagógico (PPPC) do curso de Pedagogia Diurno da Faculdade de Educação (FE) e dos resultados obtidos em dois questionários aplicados ao seu corpo docente e a integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Ao todo, foram 32 respostas, dentre as quais destacamos a existência de entendimentos diferentes. Enquanto há docentes que defendem o modelo de formação para uma ampla atuação, conforme Resolução CNE/CP nº 1/2006, outras(os) entendem que o curso deveria ter um foco mais específico na formação para a atuação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conclui que, embora o PPPC defina o objetivo formativo do curso, não há consenso docente acerca dos propósitos da formação, o que pode impactar diretamente na profissionalização da professora ou professor que atuará nessas etapas do ensino.

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Biografia do Autor

Lorrany Martins de Almeida, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade de Brasília. Integrante do grupo de pesquisa Filosofia da Educação e formação de professores (GEFFOP).

Aldenora Conceição de Macedo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2017). Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Integrante do grupo de pesquisa Filosofia da Educação e formação de professores (GEFFOP).

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do grupo de pesquisa Filosofia da Educação e formação de professores (GEFFOP).

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Almeida, L. M. de, Macedo, A. C. de, & Devechi, C. P. V. (2023). A formação de professoras(es) para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP nº 2/2019. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18920. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18920