Comunicação não-violenta, cultura de paz nas escolas e a formação continuada de professores

Autores

  • Franc Lane Sousa Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Leysiane Gomes de Oliveira Silva Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20103

Palavras-chave:

Formação continuada., Cultura de Paz. Formação Continuada.

Resumo

Neste estudo partimos do seguinte problema: de que forma a violência tem sido tratada pelas escolas e profissionais que nelas atuam? objetivo geral: analisar as práticas pedagógicas diante do fenômeno da violência na escola, em vista de ações colaborativas e formação continuada de professores que culminem em uma cultura mais pacífica, melhorando a qualidade dos processos educativos. Seguimos os princípios da abordagem qualitativa de caráter exploratório através do método dialético, realizamos as técnicas da entrevista semiestruturada e observação participante. Assim, pudemos inferir que a violência na escola é um fenômeno real, crescente e urgente, o qual carece de interferências por meio do poder público, assim como através de novas práticas pedagógicas voltadas para uma Cultura de Paz. Diante disso, se faz necessário que formações em exercício sejam realizadas mediante a demanda surgida nas escolas, com a intenção de coletivamente, fomentar reflexões acerca da violência.

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Biografia do Autor

Franc Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica - UEMA, Avaliação Educacional - UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia - FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação - UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA. Foi Diretora do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA de 2018 à 2021. Bolsista Produtividade em Pesquisa - Sênior, Chamada Interna N. 04/2021 PPG/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias - SEMECT. É também Avaliadora Externa do MEC/INEP/SINAES/BASis, para autorização de cursos de graduação, Portaria n 487, de 07/07/2018. É Relatora do Comitê de Ética e Pesquisa, Portaria n. 116/2018 - GR/UEMA. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica de Educação à Distância durante 12 anos junto ao UemaNet/CESC/UEMA. Participou de um Estágio do Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL. Pesquisas concluídas, em andamento, publicadas em revistas qualificadas/CAPES e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de políticas públicas educacionais, formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, educação inclusiva/especial e avaliação da aprendizagem. E-mail: franclanecarvalhon@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6956-4670.

Leysiane Gomes de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Mestre do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. Possui graduação  PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de São Luís. e professora - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Nascimento, F. L. S. C. do, & Silva, L. G. de O. (2024). Comunicação não-violenta, cultura de paz nas escolas e a formação continuada de professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20103. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20103

Edição

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