Estudos e práticas docentes em educação popular: narrativas de um cotidiano de complexidades saúde-doença
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13622Resumo
Neste artigo, apresentamos o contexto socioeducacional e cultural em um ambiente hospitalar expresso por seus atores como práxis de formação docente mediante a complexidade saúde-doença. As ações educativas são desenvolvidas por um Núcleo de Educação Popular, em um hospital de Belém com jovens e adultos, em sua maioria, mulheres vítimas de escalpelamento. O foco é para os impactos da experiência docente em ambiente hospitalar na formação de professores comprometidos com a inclusão social por meio da educação em espaços não convencionais de ensino. Trata-se de dados parciais de uma pesquisa, em que foi utilizada a técnica da história de vida, dinâmicas pedagógicas, por meio de falas, expressões corporais e desenhos, levantamento bibliográfico sobre temáticas relacionadas ao objeto de estudo e a observação participante. Para sistematização e análise dos dados foram utilizadas técnicas da análise de conteúdo. Os dados apontam que as dimensões do cotidiano no ambiente hospitalar atrelada a experiência educativa favorecem a formação docente inclusiva.
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