Estudos e práticas docentes em educação popular: narrativas de um cotidiano de complexidades saúde-doença

Autores

  • Wany Marcele Costa Góes Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará. Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13622

Resumo

Neste artigo, apresentamos o contexto socioeducacional e cultural em um ambiente hospitalar expresso por seus atores como práxis de formação docente mediante a complexidade saúde-doença. As ações educativas são desenvolvidas por um Núcleo de Educação Popular, em um hospital de Belém com jovens e adultos, em sua maioria, mulheres vítimas de escalpelamento. O foco é para os impactos da experiência docente em ambiente hospitalar na formação de professores comprometidos com a inclusão social por meio da educação em espaços não convencionais de ensino. Trata-se de dados parciais de uma pesquisa, em que foi utilizada a técnica da história de vida, dinâmicas pedagógicas, por meio de falas, expressões corporais e desenhos, levantamento bibliográfico sobre temáticas relacionadas ao objeto de estudo e a observação participante. Para sistematização e análise dos dados foram utilizadas técnicas da análise de conteúdo. Os dados apontam que as dimensões do cotidiano no ambiente hospitalar atrelada a experiência educativa favorecem a formação docente inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wany Marcele Costa Góes, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Mestre em Educação pela UEPA- Graduada em Pedagogia pela UEPA. Professora da rede municipal de ensino de Belém- SEMEC. Especialista em Educação- SEDUC e Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Orcid: https://Orcid.org/0000-0002-4747-3126

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará. Belém, Pará, Brasil.

Pós-doutora em Educação pela PUC-RIO. Doutora em Educação pela PUC-SP. Graduada em Filosofia pela UFPA. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X

 

Downloads

Publicado

2020-05-12

Como Citar

Góes, W. M. C., & Oliveira, I. A. de. (2020). Estudos e práticas docentes em educação popular: narrativas de um cotidiano de complexidades saúde-doença. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–17. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13622

Edição

Seção

Publicação Contínua