Saberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa Maria

Autores

  • Kássya Christinna Oliveira Rodrigues Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17440

Palavras-chave:

Educação Especial, Estado do conhecimento, Referencial teórico freireano

Resumo

Este estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professora na Universidade Federal do Oeste do Pará em cursos de licenciatura do Instituto de Ciências da Educação. Santarém-Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos-GPEEPI/Ufopa e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP/Uepa.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2433-9167

 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela Puc-SP e UNAM-UAM-Iaztapalapa – México. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora titular, coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará.Belém/ Pará/ Brasil. Bolsista produtividade do CNPq.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado Acesso em 20 fev. 2022.

Brasil. Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011: dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm Acesso 24 Fev. 2022.

Barroco, S. M. S., Leonardo, N. S. T., & Silva, T. dos S. A. da (Orgs) (2012). Educação Especial e Teoria Hitórico-Cultural: em defesa da humanização do homem. Maringá: Eduem.

Candau, V. M., (2016). “Ideias força” do pensamento de Boaventura de Sousa Santos e a Educação Intercultural. In: Candau, V. M. (Org), Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação outra? (pp. 76-96). Rio de Janeiro: 7 Letras, Gecec.

Candau, V. M. (2008). Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5szsvwMvGSVPkGnWc67BjtC/?format=pdf&lang=pt Acesso jan. 2022.

Denari, F. E., & Sigolo, S. R. (2016). Formação de professores em direção a Educação Inclusiva no Brasil: dilemas atuais. In: Poker, R. B., Martins, S. E. S. de O., & Giroto, C. R. M. (Orgs). Educação Inclusiva: em foco a Formação de Professores (pp. 15-32). Marília - São Paulo: Cultura Acadêmica.

Ferreira, N. S. de A. (2002). As pesquisas denominadas “Estado da Arte” (pp. 257-272). São Paulo: Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto.

Fonseca, V. da (1995). Educação especial programa de estimulação precoce: uma introdução as ideias de Feurstein. Porto alegre: Artes Médicas.

Guimarães, Á. S., & Corrêa, T. A. (2021). Representação de professoras sobre a inclusão de crianças pequenas com necessidades educacionais especiais em Santarém-Pa. In: Calixto, H. R. da S., Colares, M. L. I. S. (Organizadores). Pedagogia: leituras e vivências na formação. Santarém - PA: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, p. 66-80.

Jannuzzi, G. de M. (2012). A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados.

Kirk, S., Gallagher, & J. J. (1991). Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes.

Mantoan, M. T. É. (1998). Educação escolar de deficientes mentais: Problemas para a pesquisa e o desenvolvimento. Campinas – São Paulo. Cad. CEDES v.19, nº 46, Set.. https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002

Mazzotta, M. J. S. (2005). Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez.

Autora 2. Saberes, imaginários e representações na educação especial: A problemática ética da “diferença” e da exclusão social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004 (temos que suprimir para submissão do artigo, depois colocamos de volta).

Romanowski, J. P., Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Curitiba: Diálogo Educação, v. 6, nº 19, p. 37-50, set./dez., p. 37-50. http://dx.doi.org/10.7213

Sassaki, R. K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA.

Santos, B. de S. (2019). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Silva, A. F. C., & Silva, M. C. V. da. (2020). Monitoria acadêmica de acessibilidade: reflexões sobre limites e possibilidades na inclusão de acadêmicos público da educação especial atendidos na UFOPA. In Cruz, G. B. da, Fernandes, C., & Candau, V. M. F. (Orgs.). Caderno do Congressista do XX ENDIPE – RIO 2020 (FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: diálogos, insurgências e políticas). Versão digital. Rio de Janeiro: Endipe.

Thesing, M. L. C., & Costas, F. A. T. (2017). Estado do Conhecimento e Educação Especial: um olhar para as produções da ANPED (2010 A 2015). In. Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. São Luís - MA: 38 Reunião Nacional da Anped, p. 1-23.

Unesco. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Acesso jan. 2022.

Unesco. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtien/Tailândia, 1990. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990 Acesso jan. 2022.

Publicado

2022-05-14

Como Citar

Rodrigues, K. C. O., & Oliveira, I. A. de. (2022). Saberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa Maria. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17440. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17440