Saberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17440Palavras-chave:
Educação Especial, Estado do conhecimento, Referencial teórico freireanoResumo
Este estudo realiza o estado do conhecimento da produção acadêmica sobre Educação Especial inscrita no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como problemática de investigação: que saberes da Educação Especial fundamentados no referencial teórico freireano e de autores afins, desenvolvidos em ambientes não escolares, estão sendo sistematizados em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM? Objetiva identificar quais os saberes da Educação Especial estão presentes em teses disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico em que realiza o estado do conhecimento a partir do levantamento de teses com temáticas da Educação Especial disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria durante o período 2020-2015. Entre os resultados perceberam-se poucos estudos referenciados a partir do constructo teórico de Paulo Freire e mesmo de autores afins; algumas categorias da Educação Especial são pouco ou não são contempladas nas produções das teses do repositório de Santa Maria, e; que a Educação Especial é um campo aberto e fecundo de produções conhecimento científico.
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