ESPORTE E CINEMA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.12214

Palavras-chave:

Cinema, Esporte, Educação Esportiva

Resumo

Esta pesquisa se propôs construir formas de trato pedagógico com o cinema na escola orientadas a uma educação esportiva através da arte cinematográfica. Perspectivamos aprender sobre esporte, para além do esporte, dialogando arte e esporte. Apesar de o filme ser usado como recurso auxiliar das aulas ou passatempo na escola, compreendemos que as produções cinematográficas como mídia educativa ainda são mal utilizadas, acreditamos que a educação escolar deve buscar meios para possibilitar a formação estética audiovisual dos alunos, pois devemos reconhecer que estamos inseridos em uma sociedade que a linguagem audiovisual se constitui como poder e implica nas relações das pessoas com mundo. Isto posto construímos uma prática pedagógica com o cinema que envolva a escola em diálogos interdisciplinares. A experiência pedagógica, nos moldes da pesquisa-ação, foi realizada com duas turmas do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS). A análise do corpus da pesquisa foi realizada com o método da Análise Textual Discursiva-ATD. A intervenção possibilitou um ambiente propício para uma educação esportiva e da sensibilidade estética, seus resultados apontam para uma ampliação significativa das compreensões sociais do esporte por meio do cinema, e para além do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Santana França, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Hamilcar Silveira Dantas Junior, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor Associado IV, Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema - PPGCINE/UFS.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

CHADE, Jamil. Brasil tem menos mulheres no Legislativo que Oriente Médio. Estado de São Paulo, São Paulo, 6 mar. 2015. http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-menos-mulheres-no-legislativo-que-oriente-medio,1645699 Acesso em: 13 de fevereiro de 2017.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e Cinema: possibilidades pedagógicas para a Educação Física Escolar. Cadernos de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, set. 2012, p. 67-78.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

DUARTE, Rosália; ALEGRIA, J. Formação Estética Audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, 33 (1): 59-80. Jan/jun, 2008.

ÉPOCA. Só 10% das cidades brasileiras têm cinema. 2015. Disponível em <http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2015/12/so-10-das-cidades-brasileiras-tem-cinema.html> Acessado em 19/05/2017.

FOLHA DE S. PAULO. Maioria dos brasileiros prefere ir ao cinema para ver ação, diz pesquisa. 2016. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/02/1744648-maioria-dos-brasileiros-prefere-ir-ao-cinema-para-ver-acao-diz-pesquisa.shtml>. Acessado em 24/03/2017.

IBOPE. 16% da população tem o hábito de ir ao cinema. 2013. Disponível em <http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/16-da-populacao-tem-o-habito-de-ir-ao-cinema/>. acessado em 24/03/2017.

MELO, Victor Andrade de. Animação cultural: conceitos e propostas. Campinas: Papirus, 2006a.

MELO, Victor Andrade de. Cinema & Esporte: diálogos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006b.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

NOGUEIRA, Quéfren Weld Cardozo. Esporte, desigualdade, juventude e participação. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 103-117, jan./mar. 2011.

PINTO Fábio Machado; PEREIRA Lana Gomes. A experiência de ver filmes na formação inicial de professores de educação física. Revista Pensar a Prática. Goiânia, v.8, n.1 p.101-15. 2005. Disponível em < https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/107/2276>. Acessado em 12/06/2017.

PIRES, Giovani Lorenzi. Breve introdução ao estudo dos processos de apropriação social do fenômeno esporte. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, n. 9, p. 25-34, dezembro, 1998.

ROURE, Glacy Queirós de; SILVA, Neise Maria da Guia. Filhos do paraíso: a ética no mundo infantil. Revista Polyphonía, v. 28, n. 1, jan./jun. 2017, p. 183-198.

RUGGI, Lenita Oliveira; COSTA, Hilton. Goooooooool: Notas sobre mitologias futebolísticas no Brasil e na Argentina. Revista esporte e sociedade, Niterói, ano 6, n.18, setembro. 2011. Disponível em <http://www.uff.br/esportesociedade/pdf/es1804.pdf> acessado em 20/07/2017.

SILVA, Roseli. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Jessé. Senso comum e justificação da desigualdade. In: SOUZA, Jessé et al. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. p. 41-48.

VIANA, José Antônio; LOVISOLO, Hugo. Projetos de inclusão social através do esporte: notas sobre a avaliação. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 145-162, abril/junho de 2009.

Downloads

Publicado

2019-11-09

Como Citar

França, H. S., & Dantas Junior, H. S. (2019). ESPORTE E CINEMA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(31), 357–374. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.12214

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua