Fatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12786Palavras-chave:
Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em CiênciasResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos.
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