Knowledge management in the context of academic libraries: the state of the art in brazilian studies

Autores

  • Cristiano Lanza Savegnago Universidade Federal de Santa Maria
  • Lorena Inês Peterini Marquezan Universidade Federal de Santa Maria , Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Daniel Luís Arenhardt Universidade Federal de Santa Maria , Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13069

Resumo

Objetiva-se identificar e analisar, a partir do estado da arte, como a Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo abordada nas bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em teses, dissertações e artigos disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, bem como no Portal de Periódicos, no ínterim 2009-2018. Encontraram-se 13 trabalhos (dissertações e teses), dos quais 6 foram selecionados em função da proximidade com a temática da pesquisa. No Portal de Periódicos foram recuperados 584 artigos que, após a “leitura flutuante”, restaram selecionados 9. Os resultados apontam que a Gestão do Conhecimento vem sendo abordada através de estudo comparado, proposição de instrumento para diagnosticar ou gerenciar informação e conhecimento de forma integrada, relatos de experiências sobre práticas de gestão do conhecimento, entre outros. Entretanto, na maioria das instituições investigadas, a GC é adotada de maneira não sistematizada, diminuindo a sua efetividade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Lanza Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria; Servidor Público Federal da Universidade Federal de Santa Maria; Linha de Pesquisa: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7781-4040

Lorena Inês Peterini Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria , Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); professora adjunta da UFSM; Vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação; Linha de Pesquisa: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6672-2258

Daniel Luís Arenhardt, Universidade Federal de Santa Maria , Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria; Programa de Pós-graduação em Administração; Servidor Público Federal.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3991-3275

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Cristiano Lanza Savegnago, Peterini Marquezan, L. I., & Daniel Luís Arenhardt. (2020). Knowledge management in the context of academic libraries: the state of the art in brazilian studies. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13069

Edição

Seção

Publicação Contínua