Knowledge management in the context of academic libraries: the state of the art in brazilian studies
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13069Resumo
Objetiva-se identificar e analisar, a partir do estado da arte, como a Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo abordada nas bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em teses, dissertações e artigos disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, bem como no Portal de Periódicos, no ínterim 2009-2018. Encontraram-se 13 trabalhos (dissertações e teses), dos quais 6 foram selecionados em função da proximidade com a temática da pesquisa. No Portal de Periódicos foram recuperados 584 artigos que, após a “leitura flutuante”, restaram selecionados 9. Os resultados apontam que a Gestão do Conhecimento vem sendo abordada através de estudo comparado, proposição de instrumento para diagnosticar ou gerenciar informação e conhecimento de forma integrada, relatos de experiências sobre práticas de gestão do conhecimento, entre outros. Entretanto, na maioria das instituições investigadas, a GC é adotada de maneira não sistematizada, diminuindo a sua efetividade.
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