Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química

Autores

  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Andriele Coraiola de Souza Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13088

Resumo

A presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio.

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Biografia do Autor

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL), licenciada em Química (UEPG). Integrante dos Grupos Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) e Laboratório de ensino e pesquisa em educação química (LEPEQ).

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0851-9187 

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Doutor em Educação (USP), Mestre em Ensino de Ciências (USP) e Bacharel em Física (USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL/Londrina/PR). Líder responsável pelo Grupo Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM).  

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

Andriele Coraiola de Souza, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL), Licenciada em Química (UEPG). Integrante do Grupo Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) e Laboratório de ensino e pesquisa em educação química (LEPEQ).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0216-4917

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Publicado

2020-05-02

Como Citar

Natany Dayani de Souza Assai, Sergio de Mello Arruda, & Andriele Coraiola de Souza. (2020). Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13088

Edição

Seção

Publicação Contínua