Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13088Resumo
A presente pesquisa busca identificar e analisar o percurso formativo de licenciandos de Química no estágio supervisionado, com foco às implicações do professor formador durante esse processo. Os dados consistem de registros sobre as orientações em áudio entre professor formador e os licenciandos, o portfólio individual produzido no final da disciplina e de uma entrevista realizada individualmente com cada estagiário. A sistematização dos dados e a sua categorização foram realizados com base no referencial teórico-metodológico da análise textual discursiva. Como resultado, foi identificado que as situações formativas encontradas no percurso formativo da dupla sobressaíram diante de três aspectos: conteúdo, estratégias e planejamento, permitindo verificar as contribuições do professor formador mediantes estes três aspectos. Diante das análises, foi possível ratificar que tais contribuições impactam diretamente nas ações pretendidas, uma vez que estas se modificaram conforme as orientações/conversas com o professor formador, mostrando-se significativas nas discussões formativas no decorrer do estágio.
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