La reforma de programas escolares de 1936 en Argentina: prensa pedagógica y Escuela Nueva

Autores

  • Ignacio Frechtel Faculdad Filosofia y Letras (UBA-FFYL-IICE). CABA, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13352

Resumo

Neste escrito se analisa na revista La Obra a reforma nos programas escolares do nível inicial em Argentina no ano 1936, como forma de conhecer as discussões no campo pedagógico e com as ideias da Escola Nova. La Obra começou sua publicação em 1921 convertendo-se no dispositivo de difusão de uma parte do movimento escolanovista, fato que possibilitou a conformação de um espaço de sociabilidade pedagógica a partir da qual sustentam posiciones próprias, que inclusive eram opostas em alguns casos as propostas oficiais. O argumento principal é que este grupo escolanovista, ao incrementar seu poder e influencia, motorizou o processo de reforma que conclui em 1936 com a legislação de novos programas que substituem os anteriores do ano 1910.

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Biografia do Autor

Ignacio Frechtel, Faculdad Filosofia y Letras (UBA-FFYL-IICE). CABA, Argentina.

Doctorando en Ciencias de la Educación, UBA-FFYL-IICE. Becario doctoral por la misma institución. CABA, Argentina. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3957-3004

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Frechtel, I. . (2020). La reforma de programas escolares de 1936 en Argentina: prensa pedagógica y Escuela Nueva. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13352

Edição

Seção

Publicação Contínua